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Vendas de carros elétricos no Brasil crescem 221% no primeiro semestre

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O segmento de carros elétricos e eletrificados no Brasil parece ter ignorado a crise provocada pela pandemia de covid-19. As vendas de autos e comerciais leves eletrificados (100% a bateria, híbridos plug-in e híbridos não plug-in) no país, de janeiro a junho, alcançaram 7.568 unidades, um aumento de 221% sobre o mesmo período de 2019, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Ainda que o número total de autos eletrificados no país seja pequeno em relação ao total da frota (30.092), o crescimento expressivo desse segmento vai na contramão da indústria automobilística convencional de veículos a combustão. O setor apresentou queda de 50,5% na produção e de 38,2% nas vendas/emplacamentos no primeiro semestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Anfavea. Para o ano, a entidade projeta uma redução de 40% nas vendas.

Pioneirismo

Para o BMW Group, um dos líderes mundiais em carros elétricos, a eletrificação é um dos pilares de sua estratégia corporativa, que tem como visão a consolidação da marca como o principal fornecedor de mobilidade premium individual e de serviços de mobilidade do planeta. A expectativa é que seus automóveis elétricos puros e híbridos plug-in tenham uma participação cada vez maior na produção global da marca.

No Brasil, a montadora segue a tendência. Foi pioneira no país na comercialização desses automóveis, com o lançamento do Série 7 Activehybrid em 2011. Dois anos depois veio o Série 3 Activehybrid e, em 2014, chegaram os modelos BMW i3 e BMW i8.

Além dos veículos, as iniciativas da marca abrangem a infraestrutura de recarga. A montadora já instalou mais de 200 pontos com BMW Wallbox em postos de combustíveis, supermercados e shopping centers do país, junto com diversos parceiros estratégicos. Também criou um corredor de carregamento na Via Dutra, ligando as duas principais metrópoles nacionais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Modelos

Hoje, o grupo possui um portfólio de veículos eletrificados que prezam não só pela sustentabilidade mas também por atributos que fizeram da marca uma das mais reconhecidas no mundo — esportividade, tecnologia, eficiência e conectividade. Confira, a seguir, os modelos eletrificados da BMW no Brasil:

BMW 330e M Sport

O modelo híbrido plug-in de transmissão automática de oito velocidades combina o motor BMW TwinPower Turbo de 4 cilindros a gasolina de 184 cv ao motor elétrico com bateria de íon-lítio de alta voltagem e potência de 113 cv. Juntos, os dois motores têm potência de 292 cv e torque combinado de 420 Nm, garantindo uma aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,9 segundos e velocidade máxima de 230 km/h.

Há diferentes modos de condução do veículo utilizando apenas eletricidade: no modo Hybrid, a velocidade máxima é de 110 km/h, já no modo Electric, a velocidade máxima sobe para 140 km/h, livre de emissões. Rodando apenas no modo elétrico, o modelo tem autonomia de 66 quilômetros (WLTP).

A versão conta com um sistema de comando de voz e inteligência artificial que identifica hábitos do condutor e adapta funções, como a temperatura do veículo. Também conta com alerta de mudança de faixa, de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral e assistente de estacionamento, que faz balizas de modo automático.

BMW 530e

O modelo combina um motor elétrico de 95 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta tensão que pode ser abastecida em tomadas domésticas de eletricidade, com um motor a gasolina de 4 cilindros de 184 cv. Os dois motores oferecem uma potência combinada de 252 cv. Com a transmissão automática de oito velocidades, entrega aceleração de zero a 100 km/h em 6,2 segundos.
Quando se dirige utilizando apenas a eletricidade como fonte de energia, o veículo apresenta autonomia de 45 quilômetros e velocidade máxima de 140 km/h. A gestão inteligente da energia permite escolher de maneira preditiva o modo de direção apropriado. Dados de navegação disponíveis são usados para identificar antecipadamente os trechos da rota e as situações de direção mais adequadas ao motor elétrico ou ao carregamento da bateria de alta tensão.

Também é possível agendar o carregamento por meio de um temporizador ao longo do caminho em estações públicas para carregamento. O sistema de navegação e o aplicativo BMW Connected fornecem informações a respeito da localização e da disponibilidade das estações apropriadas.

Outro destaque do modelo é a conectividade. O aplicativo BMW Connected, para iOS e Android, exibe dados em tempo real, como a carga da bateria e a autonomia remanescente.

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