Festa, alegria e muita emoção marcaram a manhã desta segunda-feira, 26, no Polo Multissetorial na solenidade de entrega dos lotes após quase 20 anos de luta e muita espera. O novo setor administrativo criado pela gestão municipal tem a finalidade de viabilizar melhores condições de trabalhos com serviços adequados aos empresários e prestadores de serviços dos segmentos de marcenaria, mecânica, serralheria e outras áreas afins.
Ao todo, o local possui 182 lotes com áreas entre 355m² e 385m², podendo variar de acordo com o tipo de serviço que será implantado. Nesta primeira remessa, foram contemplados 34 empresários que participaram da Concorrência Pública de nº 001/2023, que ocorreu no dia 28 de dezembro de 2023, que dispôs sobre a destinação das áreas, o que deverá gerar aproximadamente 100 novos empregos.
No local, Ronivon Maciel se emocionou ao relembrar dos avanços alcançados na região sul durante sua gestão. “O Polo Multissetorial não é somente um sonho dos empresários e sim de nossa gestão porque sabemos da necessidade de trazer os investimentos e consequentemente o desenvolvimento para a nossa região sul que por anos esperam ansiosamente por melhorias”, destacou o prefeito.
O gestor agradeceu muito a Câmara Municipal por aprovar todos os projetos que possibilitaram a obra ser realizada e o projeto sair do papel. Ele também agradeceu ao governo federal, que cedeu a área, depois de muita articulação do município.
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
Na ocasião, o deputado federal Ricardo Ayres parabenizou o prefeito de Porto Nacional e garantiu ainda a destinação de uma emenda parlamentar para o local. “O meu prefeito Ronivon Maciel está de parabéns por essa conquista tão importante para a cidade que atualmente possui o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto). Essa solenidade de entrega marca um novo capítulo de crescimento e desenvolvimento para comerciantes e toda a comunidade da região. Por isso, é com imenso orgulho que destinei R$ 500 mil para o empreendimento tornar esse sonho uma realidade palpável”, ressaltou o parlamentar, que na época na qual alocou os recursos ainda era deputado estadual.
O deputado se comprometeu, ainda, a destinar mais R$ 1 milhão do Orçamento da União para promover obras de pavimentação completa do Polo Multissetorial, dando ainda mais qualidade para os empresários se instalarem no local.
O mecânico Adelson Rocha falou sobre o sonho em ver o local ser finalmente entregue. “Hoje está passando um verdadeiro filme na minha cabeça. Por muitos anos eu busquei e sonhei em ver esse momento se realizar, porém, à medida que os anos foram se passando parecia que esse sonho estava cada ano mais distante. Hoje estamos literalmente vivendo um sonho graças à persistência e a sensibilidade do prefeito”, pontuou.
Os demais empresários também não esconderam a alegria e agradeceram muito a gestão municipal. “Isso vai ser muito importante para nós. Teremos condições de trabalhar no que é nosso”, ressaltou José Maria Backman. Para Francisco Ferreira, o polo é uma vitória de todos e o dia é de glória para todos os empresários.
Geração de emprego
Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
Nos últimos três anos, a Capital da Cultura e do Agro tocantinense vem se destacando devido a geração de emprego e renda no município. Entre 2021 e 2023, Porto Nacional ampliou em 30% o número de empregos formais, o que representa um saldo positivo de 2.192 novos postos de trabalho, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregos e Desempregados).
Quando estiver funcionando em sua totalidade a expectativa é de que o novo setor industrial do município gere 650 empregos formais. Já nesta primeira etapa, serão gerados cerca de 100 novos empregos com as empresas pioneiras no local.
Comentários estão fechados.