Enquanto não se consegue fazer muita coisa contra o coronavírus; comercialmente falando, devemos empreender durante essa pandemia.
Conheci há pouco tempo uma frase de Ayrton Senna publicada na revista Veja, em 1985 “Somos insignificantes. Por mais que você programe sua vida, a qualquer momento tudo pode mudar”; e com essa frase inicio meu artigo dessa semana. Infelizmente isso aconteceu conosco.
Caros amigos, em meu último artigo, falei sobre uma lição que tirei nessa pandemia (sugiro leitura); nesse mesmo artigo citei sobre a necessidade de empreendedorismo/empreendedores nessa época desconfortável e angustiante que estamos vivendo.
O fato é que, muitos me questionaram sobre “O que é ser um empreendedor e se um grande e bem sucedido empresário é um empreendedor”; portanto me senti na responsabilidade de escrever algumas linhas sobre o assunto, deixando meu artigo já pronto sobre Marketing e empreendedorismo para próxima semana.
Rubem Alves escreveu emseu texto Sobre Jequitibás e Eucaliptos que “Educadores, onde estarão? Em que covas se terão escondido? Professores, há aos milhares. Mas o professor é profissão, não é algo que se define por dentro, por amor. Educador, ao contrário, não é profissão; é vocação”. Me perdoem os puritanos, mas aqui deixo uma analogia onde comparo o professor ao empresário e o educador ao empreendedor; sendo que ambos tem seu papel no mercado e na sociedade; e que quando se consegue unir os dois em uma única pessoa, são capazes de encantar e fazer o inimaginável; precisamos disso hoje, devemos nos reinventar já, e deixar de lado a “síndrome da Gabriela”, conhecem? Já ouviram falar? Caso sua resposta seja não! cuidado para não estar com esse desvio de conduta.
A princípio devemos saber a definição gramatical de cada um; após, se existe diferenças entre ambos.
Empreendedor, é a pessoa que identifica oportunidades e consegue gerar riquezas a partir dessas; ou seja, uma pessoa que no mercado de trabalho, é capaz de criar um negócio ou uma empresa surgida de uma ideia simples ideia.
Esse perfil, geralmente se faz identificado por:
– Ser muito criativo;
– Ter iniciativa;
– Ser eficaz;
– Ser persistente;
– Planejar suas ações;
– Ter autoconfiança;
– Ser arrojado;
Empresário, é o indivíduo que tem competência para administrar esse negócio ou empresa gerando lucratividade. O empresário até pode possuir essas características; mas seu principal papel está em manter o negócio ou empresa.
Normalmente, é muito difícil ser bom nessas duas funções, pois se tem necessidade de competências distintas; o empreendedor precisa ser um “ÁS” na comunicação e oratória e ser muito inovador; já o empresário, deve conhecer e dominar a arte das técnicas de negociação e conseguir convencer com argumentos sólidos, sendo capaz de tomar decisões eficazes.
Não sou formado na área da psicologia para afirmar ou questionar situações que envolvam personalidades; mas, o mercado tem demonstrado que empreendedores tendem a ser destemidos, afoitos, temperamentais, e até mesmo arrogância.; o que do ponto de vista comercial é bom nesse momento de Pandemia, que se faz importante romper barreiras e estar muito seguro acerca da visão de mercado estando disposto a correr riscos (não deixando de lado toda cautela e segurança que a situação necessita e determina).
Empresários por outro lado, tendem a atitudes menos expansivas, não se abatem muito com dilemas inesperados; são mais organizados, mais pacientes, atenciosos e sempre lança não de um plano de Marketing.
Receita pronta não há; tem sim boa vontade e esforço individualizado; depois do COVIDE – 19 nada será como antes, pelo menos rapidamente; portanto, nesse momento de Pandemia é bom unir expertises desses dois profissionais, ou busque dentro de você o “eu S/A” adormecido de empreendedor ou empresário para não deixar o coronavírus te derrubar definitivamente; una forças, um buscando o outro impactando seu negócio positivamente durante essa Pandemia.
Jogue sua “vaquinha de presépio” morro abaixo! Esqueça o medo, não fique olhando para trás; a não ser para tirar experiência do passado; siga em frente! Arregace as mangas e busque condições de inovar-se; crie soluções simples e eficazes, diversifique, faça se preciso parceria em seu negócio.