Durante a Pandemia do COVID-19, utilize os 4Ps do marketing e aprimore e divulgue seu negócio.
Inicio meu artigo hoje com as palavras de reflexão de uma grande poetisa goiana.
“Se a gente cresce com golpes duros na vida,
também podemos crescer com os
toques suaves na alma.”
(Cora Coralina)
Nossas vidas e nossas empresas foram impactadas por este golpe; o novo coronavírus, o temor paira no âmbito empresarial sobre a situação de cada pequeno negócio ou mesmo o maior deles, e grande parte do “Eu S/A” está passando pela mesma situação; situação de normalidade, que não existe mais. Existe pessoas e mesmo famílias que, perderam além do trabalho, infelizmente e familiares e/ou amigos.
Porém, nesse difícil momento de pandemia, o empreendedor deve ser capaz de criar novas oportunidades para se adaptar à novas experiências, sempre que necessário.
Agora, com a mudança no mercado de trabalho e até no estilo de vida, o sistema está em colapso.
Não se sabe mais qual caminho deve seguir para se estabilizar no mercado. E os meios de comunicação não se fala em outra coisa na TV e todos os jornais, isso assusta o empresário e o empreendedor, então como se manter motivado em meio a isso?; muitos pequenos empresários estão com medo e por isso estão com seu emocional abalado, fazendo com que o sono fique desregulado, tem crises de irritabilidade e ansiedade. E, claro, tudo isso impacta a motivação pessoal e profissional.
Vale lembrar que a psicologia diz “quando precisamos nos adaptar a mudanças, primeiro vem a fase da resistência”; é mais cômodo continuar no modelo já tradicional.
A mudança pode ser uma força a ser temida ou uma oportunidade a ser aproveitada. Se o empresário não tem muito de empreendedor ele pode ter medo de crescer, então o que fazer?
O brasileiro é um povo muito criativo, podemos aproveitar essa “dádiva” e criar através dessa crise; oportunidades.
Uma dessas oportunidades o marketing; mas o que é marketing, alguns autores dizem que “Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.”
O empresário precisa voltar a crescer; portanto lance mão de uma estratégia dos 4Ps do MKT para ajudar seu negócio.
O conceito dos 4Ps do marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy, um autor norte-americano professor de marketing da Universidade Estadual de Michigan; seu conceito foi depois muito difundido por Philip Kotler. É conhecido também como o mix de marketing, e
Os 4 Ps do marketing, também é conhecido como Mix de Marketing, é uma das estratégias de marketing antiga e representa os 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing e que até hoje orientam gestores a organizar seus planejamentos de Marketing.
O que são os 4 Ps?
Produto, preço, praça e promoção.
Produto
O conceito de produto, engloba tudo que a empresa pode oferecer aos clientes, como forma, design, embalagem, qualidade, garantia, assistência técnica, serviços, nome, embalagem, cor e marca? Quais atributos tangíveis ou intangíveis?
Trata-se de produto ou serviço que atenda a necessidade básica, ou, um novo conceito. Aborda muito mais do que aquilo que é comercializado por determinada empresa.
Preço
Qual valor do seu produto, qual a margem de lucro e como se cobra; um preço único, um aluguel, uma mensalidade? Será possível oferecer promoções?
Nesta etapa do planejamento, deve comparar seu preço com a da sua concorrência. Faça pesquisa de preço e veja qual valor é atribuído ao seu produto e quanto os consumidores estão dispostos a pagar.
Quais formas de pagamento você disponibiliza a seus clientes: débito, cartão de crédito, boleto bancário, depósito em conta? E como você vai cobrá-lo. Através de uma cobrança automática?
Preço é uma estratégia que deve ser traçada para definir posicionamento e proposta de valor ofertada pelo produto. É a maneira com a qual o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor.
Praça
Praça também chamado de distribuição, é o pilar que aborda o modo como o produto e/ou serviço são distribuídos no mercado, como o cliente chega até seu produto/serviço, seja por pontos de venda, canais de distribuição, sites; quais são os canais de distribuição? De nada adianta investir nos melhores locais (físicos e digitais) para distribuir seu produto se seu público não está lá.
Nesse ‘P’, mais do que canais de distribuição, é preciso pensar na logística também, como tornar o produto visível no mercado.
Onde seu produto ou serviço pode ser comprado? É vendido na loja física ou no e-commerce? por exemplo, alguns empreendedores, devido a pandemia optaram por disponibilizar seus produtos apenas em lojas online “marketplace” (espaço para vendas por exemplo no Facebook, OLX).
Promoção
O ‘P’ de promoção, nada mais é do que a maneira de divulgação do produtor. Não é somente os canais de divulgação, mas também da comunicação e linguagem e tudo mais será necessário para promover seu produto/serviço que será utilizada para atingir seu público.
O verdadeiro conceito de promoção dos 4 Ps vai além do desconto.
Em que canais irá promover nesse momento de Pandemia? tv, jornal, revista, rádio, panfleto, e-mail, busca, anúncios na internet, redes sociais, notas na imprensa, influenciadores digitais.
Conheça os hábitos dos seus clientes e potenciais consumidores para saber aproveitar corretamente os meios de promoção.
Observe sempre a sazonalidade e se prepare para isso.
O conceito de 4 Ps podem ajudar o empresário, a traçar sua estratégia.
Sabe-se que a comunicação é a “alma” do negócio, ela pode ser mais despojada ou mais séria, formal ou informal, mais agressiva ou tranquila; tudo vai depender de seu público e com quem o empresário quer estabelecer contato.
Nesse momento de PANDEMIA do COVID-19, use o toque suave que Cora Coralina citou; use para seu negócio as redes sociais que oferecem grandes vantagens; dentre elas, entrar nos lares sem riscos de contaminar seus clientes; o distanciamento social passou a fazer parte do dia a dia das pessoas, as redes sociais oferecem essa segurança e os 4 Ps de marketing são fáceis de usar, os pequenos empresários conseguem colocar em prática a comunicação de suas empresas,.