Durante a Pandemia do COVID-19, alie marketing e empreendedorismo ao seu negócio.
Como fica o marketing nesses tempos de pandemia do Covid-19?
O ano de 2020 era para ser um ano ímpar; prometia ser maravilhoso em diversos segmentos de mercado; estávamos acostumados e até acomodados a impactos vindos de decisões políticas que afetavam o mercado a economia brasileira e mundial; mas, o novo coronavírus (COVID-19), veio e derrubou bolsas de valores, fechou inúmeros comércios; países começaram a impor restrições e o mais devastador, vidas humanas estão sendo perdidas dia-após-dia.
Por esse motivo, abordo o assunto de hoje lembrando Albert Einstein, físico alemão e uma das maiores mentes do século XX, que disse:
“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui,
nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis,
a próxima tentativa pode ser a vitoriosa”.
No ensejo de superar com afinco a situação que se vive hoje, sua empresa pode desenvolver ações de marketing projetando consequências positivas no futuro próximo.
Nesse sentido podemos refletir sobre quatro aspectos:
- Como pensar em marketing nesses tempos difíceis em período de Pandemia,
- O marketing de busca se tornou muito mais importante,
- Marketing de relacionamento se tornou mais eficaz,
- As redes sociais estão em alta.
Percebe-se que a internet se tornou o refúgio nas incertas com a Pandemia do Covid-19
As empresas que atuavam apenas no mundo físico e se sentiram obrigadas a fechar suas portas pela quarentena ou fuga de clientes com receio da doença, se viram obrigadas a se reinventarem e mergulharem no meio digital; as empresas que já atuavam nesse segmento, estão investindo ainda mais nas estratégias de marketing digital nesse período de isolamento social, pois o consumo continua à distância.
Empresas recém abertas e empresas já em funcionamento, o que fazer?
Bem, após a abertura de uma empresa, o mais importante é testar o modelo de negócios e criar estratégias a curto prazo; nesse momento de pandemia essas estratégias se fazem muito mais importantes que antes; tanto as empresas recém abertas quanto as empresas que já estavam em funcionamento, o marketing é uma ferramenta que pode ajudar a alcançar seus objetivos e dar impulso no mercado.
Vamos saber como!
Alie marketing e empreendedorismo ao seu negócio!
Em primeiro é importante saber uma definição de Marketing.
Marketing é um conjunto de atividades que visa entender e atender às necessidades do cliente.
Marketing não é simplesmente criar anúncios (isso na realidade é uma ramificação do MTK que é área da publicidade e propaganda); mas, saber posicionar corretamente o seu produto e/ou serviço no mercado. Dessa forma, a lição número “um” do plano de marketing para qualquer empreendedor/empresário é definir o seu público-alvo, e que toda estratégia de comunicação é impactada por esse teor.
Existe para uso e desenvolvimento do marketing o chamado de Os 4 P’s do Marketing; também conhecido como mix de marketing; ele representa os 4 pilares básicos de quaisquer estratégias de marketing, “Que iremos conhecer melhor no próximo artigo nº 5”.
O empresário/empreendedor deve conhecer e utilizar estratégias e ações; porque a principal ação de MKT é vender, e preparar essas ações vão aumentar as chances de sucesso. Estamos vivendo um momento que se faz importante valorizar o comércio pequeno próximo à sua residência; comprar diretamente frutas, legumes e verduras do pequeno produtor é um exemplo; nesse momento é chegada a hora de aproveitar e divulgar sua empresa e/ou seu serviço.
É função do marketing para auxiliar esse pequeno negócio:
- Promover e divulgar serviços e novos produtos;
- Promover a marca;
- Atração de parceiros e clientes novos;
- Fidelizar clientes;
- Comunicar-se com clientes e clientes em potencial
- Maximizar negócios e vendas;
- Vislumbrar novas oportunidades;
No caso em questão, de aliar o marketing e empreendedorismo ao seu negócio durante a pandemia do COVID-19; lance mão de um plano de marketing, começando com:
- Analise da situação;
- Definição do público-alvo;
- Crie objetivos e metas;
- Analise da situação:
Antigas táticas de marketing já não funcionam mais com o novo perfil de clientes; então, publicidade e propaganda sozinhas não fideliza com eficácia seu público-alvo. Invista em marketing personalizado e MKT digital, muito mais próximo, mais consistente e enriquecedor!
Hoje em dia, os consumidores não são mais os mesmos, estão mais exigentes e anseiam por experimentar algo novo; sabendo disso aproveite para se diferenciar da concorrência mesmo que isso o leve a cobrar um pouco mais caro por seus produtos e/ou serviços; isso se chama “valor agregado”.
No intuito de atender bem nos dias de hoje, é importante aliar o Mindset “modelo mental”, facilitando o relacionamento com seu cliente, isso levará a:
- Encantar seu cliente, surpreendendo-o positivamente;
- Reforçar sempre pontos de contato com seu público-alvo;
- Proporcionar canal de atendimento eficiente (Site, WhatsApp, Instagram, Skype,
e-mail, Messenger, Twitter);
- Oferecer soluções — e não apenas vender serviços ou produtos;
- Implantar um pós-vendas;
- Personalizar atendimentos;
- Use e “abuse” do MKT digital, no delivery e no atendimento on-line.
- Defina seu público-alvo:
Descubra seu segmento de mercado identificando: gênero, idade, grau de escolaridade, renda e alguns outros pontos, gostos, hobbies, desejo, necessidades (fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização); quanto mais completa essa informação, mais eficiente será a sua comunicação.
- Escolha cuidadosamente suas ações
Uma vez conhecido e definido seu público-alvo é momento de investir em algumas ações de marketing.
No início marketing e empreendedorismo caminham juntos, e quando o pequeno empresário precisa se desdobrar para conseguir lidar com todas as demandas de seu negócio; deve-se escolher canais relevantes para o seu público, e, no início dedique-se muito a eles; Site, Instagram, Whatsapp business, Twitter, Linkedin, e mesmo considerado por muitos como ultrapassado o Facebook ainda se faz importante, dentre outras.
- Mensure os resultados que puder
De início mensure suas metas e tenha um histórico o mais completo admissível.
Se conseguir crie planilhas, ou utilize algumas que se pode ter acesso em sites especializados, elas servirão para acompanhar seus números observando entrada e saída; esses dados o auxiliará em uma estratégia futura.
- Não desperdice oportunidades
Esteja atento para as oportunidades que o mercado possa lhe fornecer; o empreendedor deve estar sempre preparado para eventuais necessidades que lhe “batam à porta”, ande sempre com folders, material de divulgação, cartões de visita (no caso atual dessa Pandemia do COVID-19, ande somente quando se fizer estritamente necessário, respeite seu isolamento e de seu cliente), atenda sempre que possível seu cliente pela internet.
Seja visto “quem é visto é lembrado”; participe de reuniões, eventos e fale de seu negócio sempre que a ocasião lhe for favorável.
- Busque orientação
Procure auxílio técnico adequado para sua área através de consultoria; cursos e treinamentos são importantes; procure empresas idôneas e de eficácia e eficiência comprovadas, isso o levará a poupar recursos.
- Crie objetivos e metas:
- Estabeleça o objetivo de sua empresa;
- Planeje as metas (alinhado com o que realmente deseja para a sua empresa);
- Crie um indicador (ter controle dos avanços e resultados é primordial para a sua motivação e organização);
- Execute as metas;
- Avalie e revise sempre suas metas e estratégias.
Agora que você já conhece e sabe aliar marketing e empreendedorismo, se prepare para o próximo passo; os 4 Ps do MKT, nosso próximo assunto; sendo depois seguido pelo Mindset empresarial.