Lição que consegui tirar com a Pandemia do COVID -19
Infelizmente a Pandemia do coronavírus é a principal “atração” das manchetes na mídia nesse momento.
Esta tema se faz onipresente na mídia e em todos os contatos que tenho tido ultimamente, seja no meio rural, urbano ou mesmo empresarial; quer via redes sociais com meus ex. alunos; amigos, pessoas do trabalho e até mesmo em casa com minha filha de sete (07) anos, que está ciente da atual situação; o que me causa um certo temor, visto que pode criar traumas em crianças pequenas como ela, e até memores; por isso, os pais devem ter cautela quando orientar seus pequeninos. Aproveitando que toquei nesse assunto, devemos ter medidas responsáveis para com nossos filhos e com as demais pessoas de nosso convívio, conscientizando-os sobre a prevenção e o que ela representa nesse momento que o isolamento é um ato de AMOR e representa o limite entre a viver ou morrer.
Uma determinada emissora de TV há algum tempo atrás criou um bordão que dizia: “com crise se cresce; se cresce com crise”; e com essa visão de que toda tempestade traz consigo uma oportunidade; venho compartilhar com você S/A; algumas lições que estou tirando com a pandemia do COVID-19.
1º Busque informações de fontes seguras e confiáveis;
2º Procure saber onde o outro errou para não cometer a mesma falha;
3º Utilize os meios tecnológicos para se aproximar dos amigos e entes queridos;
4º Não se deixe abater; conscientize-se que todos estão na mesma situação; cada qual em um barco diferente, mas na mesma tempestade;
5º Em meio a tantas incertezas reinvente-se “A era do Eu S/A chegou”.
(veja https://econews.com.br/2020/03/26/empreendedorismo-x-coronavirus-covid-19/
De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 89% dos pequenos negócios estão enfrentando a queda no faturamento devido às medidas de isolamento no país.
Segundo o SR. Lúcio Pires; Gestor de Negócios Digitais do Sebrae, este pontuou que tem um primeiro passo a ser dado para que empreendimentos menores consigam sobreviver à crise “é o de reduzir os gastos internos), o mesmo; comenta que, uma das alternativas no momento é antecipar férias dos funcionários, (medida permitida durante o estado de calamidade pública pela Medida Provisória nº 927 de 22 de março de 2020).
É lamentável; mas real, saber que mesmo quando findar a quarentena, as pessoas não voltarão a circular rapidamente de uma forma que viabilize os negócios formais e mesmo os informais. Por isso, todos devem se preparar para algo em longo prazo. Algumas dicas já estão sendo dadas e todas levam ao universo on-line.
O mercado comprova que, profissionais autônomos tendem a se destacarem quando a situação clama por uma “brecha”; portanto, estes estão mais preparados quando a dificuldade bate à sua porta; eles ativam a “Era do Eu S/A”, e se reinventam com novas estratégias por serem extremamente criativos.
Em um momento global, que ninguém ao certo sabe como agir, o Brasil necessita muito de empreendedores de efeitos ou chamados de influentes. Os verdadeiros empreendedores de efeito, não são somente aqueles que se diferenciam pela composição de grandes transações, mas principalmente por terem visão e se colocarem à frente até mesmo de seu tempo, de forma objetiva e eficiente em situações nas quais ninguém mais teve clareza de como agir.
Muitos ultimamente me perguntam: O que é ser um empreendedor? Portanto, respondo: O empreendedor tem algumas características que os tornam especiais como: Persistência; tem sempre um planejamento em ação; é focado, ama mudanças; gosta de inovar sempre; ele é capaz de ver as oportunidades dentro dos problemas.
Como profissional que trabalha com educação e profissionalização; refleti e estudei a situação nesse momento; e, me sinto determinado e seguro a buscar novas formas de aprendizado. Em toda minha história de vida, nesses 53 anos bem vividos; já passei por diversas tempestades que nem que atrevo aqui a descrever todas; mas, dentre algumas estão: O “11 de setembro; o H1N1; Dengue, Zica e Chikungunya; Acidente radioativo do Césio 137; perdas familiares e por ai vai”; contudo, algo dessa plenitude que envolve toda humanidade, isso me levou a me reinventar mais uma vez.
Como pequeno empresário na área de gestão de pessoas e educação; fiquei incomodado com a Pandemia; quando chegou o isolamento social então, nem se fala; pois, trabalhava com qualificação e aperfeiçoamento de pessoas de forma presencial.
No primeiro momento da pandemia, estava eu isolado com a família em nosso retiro rural; analisando e buscando solução para esse impasse; tentando ver uma solução em algo positivo, nesse momento fui convidado por minha irmã, a Capitã PM/GO Gláucia Stival; profissional de sucesso, a estruturar um negócio em família. Foi tudo muito rápido; mas, para isso me atualizei melhor em uma outra área; que com crise ou não, impossível de viver sem ela; a área de ALIMENTAÇÃO; para tanto, planejei nossas ações aproveitamos nosso talento familiar na culinária; minha irmã, eu e minha esposa Val Qualhato; uma doceira de grande talento, além de ser professora e palestrante; iniciamos assim um negócio Delivery em família; correndo atrás das novas oportunidades; Já no primeiro dia, tivemos um bons resultados. Planejei nossas ações e coloquei em prática o que aprendi nesses anos todos de gestão e qualificação; não basta fazer apenas o que os demais fazem; fiquem atentos, quando entrarem em algum negócio façam a diferença; e se pergunte, o que seu produto ou serviço pode agregar de melhor ao seu consumidor? qual o seu diferencial? Não faça o mesmo do que está sendo oferecido; encante seu cliente; preço; prazo; logística; qualidade no atendimento; higiene; tudo isso agrega valor, mas não é um diferencial; inove! Nesse momento Pandemia do COVID-19 vale ressaltar que, deve -se tomar todos os cuidados de higiene e distanciamento social, mesmo na entrega do produto em questão.
“Não ganhamos o mesmo que antes, mas, estamos nos saindo bem. Conseguimos fazer umas 25 a 30 entregas por dia, isso em um negócio de menos de 30 dias”
É fácil observar que o sistema de delivery ganhou força nas últimas semanas. Essa oportunidade veio até mesmo aos comerciantes mais tradicionais que não se imaginavam jamais fazer entregas; eles acabaram aderindo; e, com os quais já conversei, já não pensam em abandonarem mais o sistema.
Você deve estar se perguntando, onde ele quer chegar? Então; eu te digo! Essa minha vivência que compartilho aqui e agora; é para dizer que devemos ter coragem, muitas pessoas por vezes não encontram um outro caminho que não seja aquele pré-definido e arduamente batalhado por anos.
Essa pandemia está à nossa porta; portanto, devemos nós reinventar, nada será como antes; pelo menos a curto tempo!
Outra mudança que fiz, foi transformar meu sistema de qualificação e capacitação para auxiliar grupos pessoas que dependem do meu trabalho; seja ele motivacional, educacional ou de gestão; tornando alguns dos cursos on-line, nos quais estou atuando e já tendo bons resultados.
Aqui em meu primeiro artigo eu disse que, essa crise podia ser a oportunidade para mudanças; volto a reafirmar isso com convicção; lembre-se, você esta sendo cobrado e muito caro; portanto, se reinvente quantas vezes for necessário; não desanime na primeira tentativa, lembre-se que quando você começou a andar caiu muito; hoje em dia você corre.
Há muitos anos atrás uma outra emissora de TV criou um bordão que dizia…
“Invente, tente faça um…diferente”; hoje faço minhas as palavras desse bordão e as deixo aqui para vocês.
Lembre-se: A mudança pode ser uma força a ser temida; ou, uma oportunidade a ser aproveitada; só depende de você.