O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Empreendedorismo X Coronavírus (COVID-19)

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Os primeiros casos da doença ainda registrados em fevereiro no Brasil, se agravou em março de 2020 mês que a transmissão do novo coronavírus  (COVID-19) se consolidou e o número de infectados chegou a centenas. Diante da rápida disseminação, a orientação mais difundida tem sido de distanciamento social

O Brasil como o mundo, vive um momento de isolamento social e incertezas comercial; e isso, está desencadeando ansiedade e muito estresse, a cada dia o perigo da pandemia se torna maior; tudo isso somado, ameaça a sobrevivência de seu empreendimento.

Este tipo de situação, o Brasil jamais experimentou; mas isso está sendo trabalhado e já existem recomendações confiáveis para mitigar os efeitos negativos que estão em jogo diante da atual situação; e,  mais uma vez o  empreendedor brasileiro vai ter que aceitar o desafio e reconduzir seu negócio se reinventando e criando novas opções.

A pandemia do coronavírus esta causando grandes prejuízos à economia brasileira e global, atingido empresas principalmente as micro e pequenas, que se veem diante de uma drástica queda de atividade; cerca de 80% das micro e pequenas empresas atuam no comércio e serviços; e estes setores devem ser muito afetados durante a crise pandêmica; para tanto, é chegado o momento de rever sua capacitação; aprimore-se e dedique-se a desenvolver um novo “CHA” (conhecimentos, habilidades e atitudes); mude sua atitude, aplique seus novos conhecimentos e habilidades atualizadas na busca de soluções criativas para o seu empreendimento.

Reinvente-se “A era do Eu S/A” está lhe cobrando muito mais que antes; invista em você e sua empresa simultaneamente; em primeiro, somente acredite em fontes confiáveis de informações sobre a situação real do coronavírus. Para seu empreendimento busque parcerias; adote posturas modernas ao empreendimento tradicional, trabalhe home office; invista e proteja seu capital intelectual, tenha mais empatia com seus colaboradores; utilize as mídias sociais; caso sua empresa trabalhe com vendas adote uma plataforma online; utilize os Aplicativos Delivery; reavalie seus custos; negocie com fornecedores.

Visando auxiliar os empreendimentos nesse momento, existem empresas que já estão desenvolvendo um conjunto de soluções para atender os segmentos empresariais mais atingidos.

Em suma essa crise pode vir a ser uma oportunidade para mudanças, e o empreendedor criar soluções inovadoras, que venham a auxiliar ou redirecionar seu negócio a um novo segmento ou profissionalização

.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

15 Comentários
  1. Evimar Aparecido da Costa Diz

    Excelente conteúdo, de grande utilidade a todos gestores que se encontram, como eu, em uma situação dicotômica de difícil tomada decisão. Com um texto claro e elucidativo o consultor Cladyston Stival, nos dá neste momento, alguns insights, luz e clareza num momento tão conturbado.
    Parabéns!

    1. Tom Stival Diz

      Confiança, determinação e clareza; quando a situação está difícil; pare! Estude as possibilidades, pode não ser a que se procura; mas é uma direção.
      Obrigado pela confiança.

  2. Cleuton Clenes da Silva Diz

    Muito bem professor, nós sabemos que as grandes oportunidades só aparecem no momento de crises. E crise nunca deixou de existir, sempre um setor da sociedade apresenta uma dificuldade, sendo superadas e reinventando para sua superação.

    1. Tom Stival Diz

      Caro colega Cleiton, tudo começa pela educação.
      Povo preparado, situação mais fácil de ser solucionada.

  3. Fernando Couto de Araújo Diz

    Parabéns pelo artigo! Excelente qualidade!

  4. Vanderlei costa luz Diz

    Olá,
    Concordo com oque está dizendo neste texto principalmente ao fazermos parcerias, pois nesta nova situação que estamos passando e vivendo vai ser de suma importância termos parceiros que tenha um espírito empreendedor para que possa agregar mais ainda soluções inovadoras para que possam passar por está situação mundial.
    E para terminar NÃO vamos ficar focados no problema, (covid-19)”pois ele existe vamos tomar as devidas precauções,e ter muita cautela com tudo que está acontecendo.” Também concordo em desenvolvermos o novo CHA-“conhecimento, habilidade, e atitude.” Acrescentando muito “FOCO.”
    Abraço.

    1. Tom Stival Diz

      Wanderley, muito comum hoje se dizer. Foco, força e fé; isso em tudo e todos nossos esforços.
      Cautela sempre.

  5. Marcos Marinho Santiago de Jesus Santiago de Jesus Diz

    Parabéns! Seria interessante divulgar, em um próximo artigo, alguns casos reais de inovação e superação.

    1. Tom Stival Diz

      Olá boa tarde.
      Estarei me dedicando sobre sua solicitação.
      Conhecer histórias de inovações e casos de formadores de opinião realmente fazem a diferença.
      Fique no aguardo

  6. Marcos Marinho Santiago de Jesus Diz

    Parabéns! Seria interessante divulgar, em um próximo artigo, alguns casos reais de inovação e superação.

  7. Jônatas Torres Diz

    Assunto atual e de extrema importância sendo abordado por um professor, pesquisador e intelectual. Parabéns mestre. Excelente a linguagem e forma que tratou o assunto.

  8. Willian Werdinni Diz

    Muito bom . Parabéns pela abordagem clara e incentivadora todos nós precisamos de uma dose de boas ideias e de incentivo, não só para esse período de início de crise, mais também para o pós crise que há e chegar em breve.

  9. Tom Stival Diz

    Agradeço que tenha se sentido incentivado, é essa a intenção.
    Que chegue logo o pós crise. Estamos nos preparando para ela.

  10. Tom Stival Diz

    Muito obrigado pela confiança.
    Temos que tratar esse assunto com a importância que se faz necessária..
    Agradeço seu comentário

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.