Tocantins apresenta saldo positivo de empregos pelo segundo mês consecutivo
O Estado do Tocantins, pelo segundo mês consecutivo, tem saldo positivo na abertura de novos postos de trabalho formal, de acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa quarta-feira, 26.
Em julho de 2020, o Estado registrou saldo positivo de 1.409 postos de trabalho, resultado de 5.146 admissões e 3.737 demissões. Em junho deste ano, o saldo tinha sido de 1.202 postos positivos.
Segundo a gerente do Observatório do Trabalho, setor ligado ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) e à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Willany Bezerra, os números revelam que a economia do Estado está reagindo frente a todos os impactos provocados pela pandemia do novo Coronavírus. “Dois meses consecutivos com saldo positivo são um bom sinal de reação, o que se deve basicamente ao setor da construção civil. No entanto, também podemos perceber que o Estado, mesmo nos meses mais críticos da crise, lutou pela preservação de empregos”, comenta a gerente.
Setores que mais empregaram em julho de 2020
O saldo positivo de empregos no Tocantins se deve, em grande parte, ao setor da construção civil, responsável pela abertura de 600 novos postos de trabalho em julho de 2020. O mesmo foi seguido pelo setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com saldo positivo de 477 postos; informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas, com saldo de 219 novos postos; indústrias em geral, com saldo de 109 novos postos; agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura com saldo de 28 novos postos.
Mercado de trabalho na Capital
Em Palmas, no mês de julho, o número de admitidos pelo mercado de trabalho foi de 1.858 pessoas, os desligamentos totalizaram 1.425 e o saldo de empregos ficou positivo em 433 postos.
Na Capital, os setores da economia que mais empregaram foram comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas com saldo positivo de 216 postos; informação, comunicação e atividade financeira, imobiliária, profissionais e administrativas com saldo positivo de 160; construção civil com saldo positivo de 128; e indústrias em geral com saldo positivo de 64 postos.
Saldo de empregos nas maiores cidades do Estado
Em Araguaína, norte do Estado, o saldo de empregos em julho de 2020 foi de 240 novos postos, resultado de 875 admissões e 635 demissões. O setor que mais empregou em Araguaína foi comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com saldo de 101 postos de trabalho.
Em Gurupi, no sul do Estado, o saldo de empregos no referido período foi de 133 postos, resultado de 386 contratações e 253 desligamentos. O setor com maior saldo positivo nas contratações foi comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com 91 novos postos.
No município de Paraíso, a 69 km da Capital, o saldo foi positivo em 17 postos, resultado de 227 admissões e 210 demissões. O setor que gerou mais novos postos foi o de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com saldo de 12 postos.
A cerca de 60 km de Palmas, Porto Nacional também registrou saldo positivo de 36 novos empregos formais, resultado de 243 contratações e 207 desligamentos. A exemplo das demais cidades, o setor de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas foi o responsável pelo saldo positivo. Em Porto Nacional, foram 43 novos postos nesse setor.