Vice-governador Laurez Moreira participa da inauguração da Subestação III da Energisa em Gurupi e destaca crescimento do consumo energético no Tocantins

A Energisa, concessionária de energia no Tocantins, inaugurou, nesta quarta-feira, 26, a Subestação de Energia Elétrica Gurupi III, unidade que vai atender diversos municípios da região Sul do estado. O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou da cerimônia e destacou o crescimento do consumo de energia elétrica no estado.

“O consumo de energia no Tocantins tem crescido a uma taxa que é uma das maiores do país. No último ano, crescemos 12%. Se considerarmos os últimos três anos, esse crescimento chega a 10%. São poucos os lugares no país que apresentam um crescimento como o nosso, e eu não poderia deixar de parabenizar o excelente trabalho realizado pela Energisa em nosso estado. Essa ampliação na capacidade de fornecimento de energia para todos é um grande avanço. Sabemos que não é fácil fornecer energia em um estado onde a taxa de crescimento do consumo de energia ultrapassa 10%, como é o nosso caso, com um crescimento de 12%. Parabenizo o Grupo Energisa pelos investimentos realizados no estado do Tocantins, nas pessoas de seus diretores, Alessandro Brum, Alberto Cunha e Alan Kardek. Esse trabalho garante a vinda de empresários para o nosso Tocantins”, afirmou.

O diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum, ressaltou o compromisso da empresa com o desenvolvimento do estado. “Estamos aqui mostrando um pouco do que temos feito ao longo dos últimos tempos. Desde nossa chegada, há dez anos, investimos 4,3 bilhões de reais no estado. Esta obra, que aumenta em 60% a capacidade de atendimento na cidade de Gurupi, é um exemplo desse compromisso. Ela vai beneficiar toda a região, e mais do que isso, é parte de um complexo de obras que fortalece a infraestrutura da cidade. Já realizamos outras obras importantes, como a conexão da rede básica, que é a principal artéria de fornecimento de energia para o estado, e que providenciou a infraestrutura necessária para o crescimento de Gurupi e Dianópolis. Esses investimentos ultrapassam um bilhão de reais, incluindo Gurupi, Dianópolis e a rede básica. Nosso compromisso vai além da distribuição de energia; nosso objetivo é transformar energia em conforto e desenvolvimento. O estado está crescendo, e estamos aqui para garantir que esse crescimento aconteça sem que falte energia”, afirmou.

A Subestação Gurupi III tem uma potência instalada de 30 milhões de volt-amperes (MVA), um aumento de 60% na capacidade de fornecimento de energia para Gurupi e os municípios de Aliança, Alvorada, Araguaçu, Cariri, Cristalândia, Crixás, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Marilândia, Nova Rosalândia e Sandolândia.

Também estiveram presentes na cerimônia o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alan Kardek Moreira; o diretor Técnico e Comercial da Energisa, Alberto Cunha; o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca; os prefeitos de Peixe, Cezar Santos; de Cariri, Elton Moreira (Tetin); de Crixás, Flávia do Leitoa; e de Talismã, Flávio Moura; o presidente da Câmara de Gurupi, Ivanilson Marinho; além dos vereadores de Gurupi, Pedro Morais, Romildo Santos, Diane Perinazzo, Marilis Fernandes, Colemar da Saborelle, Matheus Monteiro, André Caixeta, Mário Cezar Lustosa, Jair Souza, Débora Ribeiro, Leda Perini e Rodrigo Maciel.