O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Vereador Eudes Assis recorda Projetos de Lei em Homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o vereador Eudes Assis (PSDB) participou da Sessão Solene que aconteceu na Câmara Municipal de Palmas nesta quarta-feira (20), e destacou importantes iniciativas legislativas de sua autoria, que têm como objetivo central a promoção da inclusão e o fortalecimento da acessibilidade na cidade de Palmas.

Durante seu discurso na tribuna o parlamentar ressaltou que “A inclusão não deve se limitar apenas ao que os olhos podem ver. É nossa responsabilidade assegurar que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências não visíveis, sejam tratadas com igualdade e recebam o apoio de que necessitam.”

Conheça as iniciativas

 

Um dos projetos destaca-se por instituir o fornecimento de cartão de vacinação em Braille, atendendo às necessidades das pessoas com deficiência visual. Outro projeto cria o programa “Acessibilidade nos Veículos de Comunicação e Site Oficial da Prefeitura de Palmas para a Comunidade Surda por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS),” visando tornar a informação mais acessível para todos.

Além disso, o vereador Eudes Assis propôs o reconhecimento do Cordão de Girassol como instrumento auxiliar para identificação de pessoas com deficiências não visíveis, garantindo um atendimento prioritário e humanizado. Outro projeto importante estabelece o Programa Praia Acessível, que oferece cadeiras de rodas anfíbias para cadeirantes nas praias de Palmas.

 

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

 

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro. A data foi oficializada por meio da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, com o objetivo de conscientizar sobre a inclusão das pessoas com deficiência (PcD) nos mais diversos setores da sociedade. A data também visa a estimular o respeito a esses corpos.

O Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD) começou a comemorar o dia no ano de 1982. A escolha da data se deu com base no início da primavera. Com isso, tal como a estação do ano em que ocorre o surgimento das flores, a data simboliza o nascimento das reivindicações em prol da igualdade e dos direitos das PcD.”

 

 

Comentários estão fechados.