O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Vacina da Pfizer tem eficácia de 94% entre vacinados em Israel

0

O primeiro grande estudo com a vacina da Pfizer/BioNTech no mundo real mostra que o imunizante é altamente eficaz na prevenção da covid-19, em um momento potencialmente marcante para os países desesperados para encerrar medidas restritivas e reabrir suas economias.

Até agora, a maior parte dos dados sobre a eficácia de vacinas contra a Covid-19 foi obtida em condições controladas em estudos clínicos, deixando um elemento de incerteza sobre como os resultados seriam traduzidos para o mundo real com suas variáveis imprevisíveis.

A pesquisa em Israel – que está no segundo mês de uma das campanhas de vacinação mais rápidas do mundo, providenciando uma rica fonte de dados – mostra que duas doses da vacina da Pfizer reduzem os casos sintomáticos de covid-19 em 94% dentro de todos os grupos etários, diminuindo o risco de quadros graves da doença em quase a mesma porcentagem.

O estudo com cerca de 1,2 milhão de pessoas também revelou que uma só dose tem eficácia de 57% na proteção de infecções sintomáticas após duas semanas, de acordo com dados publicados e revisados por pares no New England Journal of Medicine na quarta-feira.

Os resultados do estudo feito pelo Instituto Clalit estão próximos aos de estudos clínicos do ano passado que concluíram que duas doses da vacina tem 95% de eficácia.

“Ficamos surpresos pois esperávamos que no cenário do mundo real, onde a cadeia de frio não é mantida perfeitamente e a população é mais velha e mais adoecida, que não conseguiríamos resultados tão bons quanto os que temos em estudos clínicos controlados”, disse o autor sênior do estudo Ran Balicer à Reuters. “Mas tivemos e a vacina funciona bem no mundo real”.

“Mostramos que a vacina é eficaz em vários subgrupos diferentes, nos mais jovens e nos mais velhos e naqueles sem comorbidades e naqueles com algumas comorbidades”, acrescentou.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.