Unidades de Saúde de Palmas suspendem atendimentos eletivos temporariamente
Com a subida da taxa de ocupação de leitos exclusivos para Covid-19 para a casa dos 90%, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) emitiu uma recomendação para que as equipes de Atenção Primária da Capital suspendam temporariamente atendimentos eletivos e garantam a manutenção do atendimento das demandas espontâneas, com classificação de risco amarelas e vermelhas. A orientação foi repassada nesta quinta-feira, 04, às Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas.
Na prática, as consultas agendadas de casos não urgentes ou emergentes serão reagendadas em ocasião oportuna. A intenção é evitar deslocamento de pessoas com condições clínicas leves que não necessitam de rápido atendimento para as USFs, que são também porta de entrada para atendimentos de Covid-19. A medida contribui para desafogar demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), impactadas com a crescente onda de novos casos de Covid-19.
Nas demandas espontâneas, as USFs avaliarão os casos classificados como verdes (que não são urgências ou emergências). A avaliação definirá se a demanda pode aguardar ou se o atendimento será realizado no momento.
Grupos de cuidado
Serão mantidos os atendimentos de grupos de cuidado continuado de gestantes, usuários suspeitos e diagnosticados com hanseníase e tuberculose, público em calendário de imunização e pacientes que necessitam de renovação de receitas de medicamentos de uso contínuo. Esses atendimentos serão organizados pela equipe de saúde de forma que não ocorra aglomeração nas unidades de saúde.
Busca ativa
Com relação às atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), a orientação é de que sejam suspensas as visitas domiciliares eletivas, mantendo-se as visitas domiciliares em conjunto com profissional médico e enfermeiro da Equipe de Saúde da Família (ESF), conforme necessidade e solicitação da equipe. Será mantida a busca ativa independente da microárea do agente, sejam elas solicitadas pelas equipes de saúde da família ou por solicitação da Semus.
A comunidade receberá orientação de cada unidade de referência por meio de ferramentas tecnológicas já utilizadas por essas equipes.