Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, a iniciativa representa um avanço na articulação de políticas públicas voltadas à exportação
– Foto: Hiroshi/Fieto
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), integra a agenda da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) com a realização de oficinas presenciais, em Palmas, entre os dias 9 e 11 de abril. A iniciativa é conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria de Comércio Exterior e do Departamento de Promoção das Exportações e Facilitação do Comércio, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Comitê Gestor Estadual do PNCE-TO.
As atividades ocorrem na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), com a participação de representantes do setor produtivo, instituições de fomento, universidades e especialistas em comércio exterior. A proposta é construir de forma colaborativa o Plano Estadual de Promoção da Cultura Exportadora, documento que norteará as estratégias para o fortalecimento do ecossistema exportador tocantinense.
Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, a iniciativa representa um avanço na articulação de políticas públicas voltadas à exportação. “Estamos trabalhando para que mais empresas tocantinenses, inclusive as de menor porte, possam acessar o mercado internacional. A participação na formulação da PNCE é uma oportunidade para alinharmos esforços e construirmos um ambiente mais competitivo, inovador e preparado para os desafios do comércio exterior”, afirmou.
A metodologia das oficinas propõe dinâmicas práticas que estimulam o debate, a troca de experiências e o alinhamento estratégico entre os diversos atores envolvidos com a internacionalização de empresas. O objetivo é consolidar diretrizes que fortaleçam a presença de negócios locais no mercado internacional, ampliando a competitividade do estado nos cenários nacional e global.
Coordenador geral de Promoção das Exportações da Secretaria de Comércio Exterior, Paulo Guerrero destacou a importância de ter os estados como parceiros. “Nosso trabalho tem se dado junto aos estados, pois entendemos que eles têm que ser protagonistas desse processo. Com o apoio da Sics, reunimos uma série de atores locais para construir um diagnóstico dos principais gargalos para o aumento da exportação, além de elaborar um plano de rota que sirva como documento de referência para que o estado se oriente nos próximos anos rumo a esse objetivo”, pontuou.
A oficina está inserida nos direcionamentos estratégicos do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS), política pública executada pelo Governo do Tocantins com foco no desenvolvimento econômico e na valorização das vocações produtivas regionais.
Sobre a PNCE
Lançada pelo MDIC, a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) busca ampliar a participação de empresas brasileiras no comércio internacional, especialmente aquelas que ainda não exportam ou o fazem de forma não contínua. A iniciativa prevê a articulação entre órgãos e entidades que atuam com comércio exterior, promovendo capacitação, apoio técnico e estratégias adaptadas às potencialidades produtivas de cada estado.
Comentários estão fechados.