O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Tocantins passa por auditoria para retirada da vacinação contra febre aftosa

0

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) começa a ser auditada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) nesta segunda-feira, 21, de maneira virtual devido a prevenção a Covid-19, para pleitear o status livre de febre aftosa sem vacinação. Os auditores seguem até o dia 2 de julho a avaliação do sistema de defesa agropecuária, sua capacidade estrutural e humana.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, durante a abertura reiterou o compromisso do Governo do Tocantins em cumprir todas as exigências para o avanço sanitário. “Temos uma equipe técnica qualificada, estamos melhorando a estrutura física e de pessoal, fizemos a aquisição de veículos, computadores, obtivemos recursos para treinamento técnico, bem como buscando mais convênio com o governo federal”, relatou.

O diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Agência, Márcio Rezende, abordou o panorama atual da instituição, metas e ações, incluindo o funcionamento do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato). “Estaremos durante todo o período da auditoria demonstrando o comprovando as demandas que serão exigidas pela equipe do Ministério. Nosso objetivo é acompanhar todos os estados do bloco IV e conquistarmos essa vitória”, avaliou. 

O Tocantins destaca algumas das ações que fazem parte do Plano Nacional de retirada da vacinação contra aftosa, e que foram executadas: retomada da arrecadação do Fundo Privado de Defesa Agropecuária (Fundeagro); criação de um orçamento próprio para o Plano Estadual de Vigilância para Febre Aftosa (PEVFA); ferramenta produtor on-line para emissão digital da Guia de Trânsito Animal (e-GTA); melhorias no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (SIDATO). Além disso, a implantação do Sistema Gerencial de Estoque de Vacinas (SIGEV) contra febre aftosa nas casas agropecuárias cadastradas.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.