Tocantins participa de simulado nacional do sistema “Defesa Civil Alerta” neste sábado, 13

Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp, o maior portal de notícias do Tocantins, isenção e imparcialidade, e receba as notícias no celular.

No Tocantins, a simulação ocorrerá em Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã

Moradores dos sete estados da Região Norte vão receber neste sábado, 13, a partir das 15 horas, o primeiro alerta de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta em seus celulares. A ação faz parte da fase de implantação da ferramenta, que tem como objetivo reforçar a proteção da população em casos de desastres naturais e outras situações de risco.

No Tocantins, a simulação ocorrerá em Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã. Não é necessário cadastro prévio, todos os celulares fabricados a partir de 2020 e conectados ao sinal 4G ou 5G devem receber a notificação.

Segundo a Defesa Civil Nacional, a mensagem de demonstração virá acompanhada de um aviso sonoro com duração de cerca de 10 segundos. Em alguns casos, cidades vizinhas também poderão ser alcançadas devido ao alcance das antenas de transmissão.

A superintendente do Comando de Ações de Defesa Civil do Tocantins, coronel Andreya de Fátima Bueno, ressalta a relevância da novidade. “O Defesa Civil Alerta representa um avanço importante na forma de comunicar situações críticas à população. Com ele, conseguimos enviar informações rápidas, claras e seguras, garantindo mais tempo para que as pessoas possam agir e se proteger”, reforça.

Como funcionam os alertas

O sistema Defesa Civil Alerta envia notificações diretamente aos celulares da população em casos de emergência, funcionando de forma semelhante a uma mensagem de texto, mas com características específicas para garantir visibilidade e eficácia.

São dois os tipos de alerta emitidos: o Alerta Extremo, destinado a situações de gravidade muito alta, como desastres naturais iminentes, é acompanhado por um som semelhante ao de uma sirene, que toca mesmo que o celular esteja no modo silencioso; e o Alerta Severo, voltado para riscos menos urgentes, que emite apenas um bipe discreto, similar ao de uma mensagem SMS, e que não soa se o aparelho estiver no modo silencioso.

Expansão nacional

A implantação do Defesa Civil Alerta é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com operadoras de telefonia móvel. O sistema já está em operação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Após a fase de demonstrações no Norte, a previsão é de que entre em funcionamento pleno em 17 de setembro, com disparos em situações reais de risco.

Até o final de 2025, a tecnologia deve estar disponível em todo o território nacional, incluindo também a Região Centro-Oeste.

Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins