Auditório lotado, intensa participação do público e muito debate sobre temas de interesse dos produtores e produtoras rurais de Dois Irmãos e região. Este foi o cenário da primeira edição do AgroForte durante a EXPOAGRO de Dois Irmãos. O evento foi mais uma iniciativa do Sistema FAET/Senar e do Sindicato Rural do município, com o apoio do Ministério da Agricultura e do Governo Federal.
No primeiro dia, os participantes do evento acompanharam apresentações sobre o Mercado de Crédito de Carbono, com o representante da Earth Innovation (Instituto Inovação para a Terra), Warley Rodrigues. E também foram atualizados da situação que envolve a reformulação do Plano de Manejo da APA do Cantão (Área de Proteção Ambiental), com o engenheiro agrícola, Felipe de Azevedo Marques. “Mostramos aos produtores que a região precisa de um plano de manejo que garanta condições para uma produção sustentável com preservação ambiental”, afirmou.
Também no primeiro dia, o AgroForte tratou de energia no campo. Os produtores conheceram formas para a prevenção de acidentes com redes elétricas rurais e também ações que precisam ser desencadeadas no tempo certo para evitar que as queimadas prejudiquem o fornecimento de energia. A Coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa, Luciane Santos e o Técnico de Segurança da empresa, Samuel Carvalho, fizeram esclarecimentos e tiraram dúvidas dos produtores. A iniciativa é parte de uma parceria da FAET com a Energisa.
MULHERES EM DESTAQUE
O segundo dia do AgroForte foi todo dedicado às mulheres. O principal convidado foi o consultor baiano Fábio Rocha, especialista em gestão de pessoas. Ele destacou a participação feminina nas posições de comando na área rural, que é cada vez mais comum. Segundo ele, o ganho com a presença feminina é notório. “As mulheres têm uma habilidade que costuma se destacar quando estão na gestão de uma empresa, a facilidade em lidar com as pessoas. E gerir recursos humanos com eficiência é um diferencial”, afirmou.
Na programação ainda contou uma roda de conversa onde produtoras rurais deram depoimentos sobre suas trajetórias, compartilhando experiências. E também o evento teve um momento motivacional com o palestrante Omar Hennemann. “Foi uma tarde maravilhosa, muito rica em conhecimento e para networking das produtoras”, afirmou a produtora Verena Weicher Potulski. “Para nós foi muito gratificante conhecer experiências de outras produtoras que enfrentam desafios como todas nós”, disse a produtora Caroline Van Riel.
“Agradecemos o sistema FAET/Senar pelo apoio a esse evento e por acreditar que seríamos capazes de fazer esta entrega. Fortalecemos vínculos e certamente vamos caminhar mais juntas”, afirmou Larlla Veruska Tozzatti, coordenadora do “Senar para Elas”, durante o AgroForte de Dois Irmãos. Para a Dir. do DEPPS do Senar, Klísia Oliveira, o evento foi um sucesso e o “Senar cumpriu o seu papel de levar conhecimento e estimular a organização e participação das mulheres no agronegócio do nosso estado”, destacou.
Para o presidente do SR de Dois Irmãos, Francisco Tozzatti, o AgroForte enriqueceu a programação da 22ª edição da Expoagro do município e cumpriu o propósito de promover um momento para os produtores, produtoras e suas famílias um momento para conhecimento e atualização de informações sobre o exercício da atividade produtiva no campo. “Ficamos felizes com a casa cheia e só temos a agradecer os parceiros, o sistema FAET/Senar e a todos que nos apoiaram”, ressaltou.
Comentários estão fechados.