Durante muito tempo a instalação de painéis para a captação de energia solar foi reservada para quem tinha condições de investir nos altos custos deste setor, mas agora está se popularizando graças à iniciativa da instituição financeira cooperativa Sicredi que, em especial no Tocantins, está ofertando linhas de créditos para esta utilidade.
Estudos sobre o aquecimento global já comprovam o aumento dos desastres ambientais, fato que torna cada vez mais importantes as ações de responsabilidades socioambientais em todos os segmentos da sociedade.
De acordo com o EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a energia fóssil ainda alcança 63,1% de todo o consumo de eletricidade mundial. No Brasil, são 13% de energia desse tipo de fonte. Este tipo de energia não é renovável, o que significa a geração de grandes impactos ambientais no planeta. E, no caso das hidrelétricas que são construídas em áreas remanescentes florestais, há ainda o desmatamento e a interrupção da biodiversidade e espécies em extinção. São muitos os problemas gerados.
Com o potencial solar, outro caminho é possível, inclusive com a sociedade como protagonistas neste processo, pois são indivíduos autônomos os promotores desta energia. Contribuindo com o seu papel socioambiental, ainda garantem economia para a geração de renda familiar ou até para empreender, no caso da instalação em empresas.
Em especial no Tocantins, a instituição financeira cooperativa Sicredi está otimizando o acesso à energia solar que vai desde a oferta para a linha de crédito à instalação do kit solar. Durante todo o negócio, há o acompanhamento até à conversão dos raios solares em energia elétrica. Contando-se também com a garantia sobre o sistema instalado que é verificado pelo órgão regulatório.
Comentários estão fechados.