Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13

Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp, o maior portal de notícias do Tocantins, isenção e imparcialidade, e receba as notícias no celular.

A Seleção Brasileira de Futebol Masculino Sub-15 estará em Palmas até o próximo dia 22 para treinos no recém-inaugurado Centro de Desenvolvimento do Futebol, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A equipe se prepara para a disputa da Conmebol Liga Evolución, que acontece no Paraguai, de 24 de setembro a 6 de outubro.

Para marcar o período na Capital, a Seleção Canarinho disputa um amistoso contra a Seleção de Ouro da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), neste sábado, 13, às 18 horas, no Estádio Nilton Santos. Para acompanhar a partida, o torcedor deve levar três quilos de alimentos não perecíveis.

A equipe base do Tocantins conta com 40 jogadores pré-convocados de times como Flapalmas, Batalhão, Gurupi, Castelo, Colinas, CFA Palmas e Nação Rap.

Momento especial

Para o presidente da Fundação de Esportes de Palmas, Lécio Guimarães, é um momento especial para o futebol não só de Palmas, como de todo o Tocantins. “É a primeira vez que Palmas e o Tocantins têm a oportunidade de receber uma Seleção Brasileira fazendo toda a preparação para uma competição oficial. Será uma oportunidade para os nossos atletas estarem competindo, jogando com o que há de melhor na categoria, e aprender como é o trabalho de preparação de uma seleção, podendo adaptar esse aprendizado para o nosso contexto”, disse.

A Prefeitura de Palmas apoia o evento com a infraestrutura do Estádio Nilton Santos para oferecer as melhores condições para a realização da partida.

Preparação

O Centro de Desenvolvimento do Futebol da CBF em Palmas foi escolhido para os treinos por contar com gramado sintético, mesmo piso em que a competição será disputada, no Centro de Treinamento CARDIF, na capital paraguaia. No dia 20 de setembro, a Seleção ainda disputa um amistoso contra a equipe sub-15 do Goiás, no próprio centro de desenvolvimento.

O presidente da Federação Tocantinense de Futebol, Leomar Quintanilha, ressalta que a presença da Seleção Brasileira em solo palmense representa muito para o Estado. “É muito importante recebermos uma Seleção Brasileira aqui no Tocantins. Isso valoriza o nosso futebol e fortalece o trabalho que vem sendo feito com as categorias de base”, afirmou.

O Brasil estreia no torneio em 26 de setembro, contra o Peru. Depois, pela fase de grupos, enfrentará o Equador, no dia 28, a Colômbia, em 2 de outubro, e a Venezuela, no dia 4 de outubro.

 

Presidente da FTF, Leomar Quintanilha, e o presidente da CBF, Samir Xaud – Foto: Divulgação
Lécio Guimarães: “entregaremos o estádio Nilton Santos em suas melhores condições para esse momento histórico” – Foto: Luciano Moreira