Saúde capacita mais servidores do Hospital Geral de Palmas sobre uso adequado de equipamentos de proteção
Com o objetivo de promover a saúde e segurança dos servidores que atuam na linha de frente nos cuidados com os pacientes acometidos pela Covid-19, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (NASST), realizou nos dias 23 e 24 de junho, treinamento com 18 profissionais das áreas da assistência social e fonoaudiologia da unidade hospitalar.
A capacitação leva orientação aos servidores sobre o fluxo de entrada e saída da área de atendimento destinada à Covid-19 e paramentação e desparamentação adequada, voltadas para o atendimento ao paciente. “Quando o funcionário conhece o uso adequado dos EPIs, consegue atender com mais segurança e consequentemente com menor risco de falhas, evita a contaminação cruzada, além de evitar o desperdício. A informação continua sendo a melhor forma de prevenção de doenças, inclusive para a Covid-19. Desta forma não é a quantidade de EPIs que vai proteger o profissional e sim o uso adequado e correto destes”, declarou a enfermeira e palestrante do curso, Cláudia Dias Bastos.
Segundo a assistente social, Ana Lúcia de Sousa Santos “esta capacitação foi de grande importância para nós profissionais da Saúde, estamos passando por uma situação totalmente diferente, e surgem constantes dúvidas acerca da forma correta de usar os EPIs e na faculdade não temos matéria tão específica que abranja tais cuidados, por isto, a falta de conhecimento faz com que o profissional não se sinta seguro para atender de forma adequada, tanto para si mesmo, quanto para o paciente. O assistente social é um dos profissionais que está na linha de frente do enfrentamento contra a Covid-19, portanto o curso nos proporcionou conhecimento prático e teórico e principalmente, mais segurança”, pontuou.
“O NASST e a CCIH do HGP estão empenhados em promover de forma continuada um ambiente seguro e saudável a todos os servidores do HGP”, destacou o engenheiro de segurança do trabalho, da NASST, Gilcellion Pereira Silva.