O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Retrospectiva 2021: Palmas está preparada e organizada para receber turistas

0

Palmas, a mais nova Capital do Brasil, com suas belas paisagens, concentradas principalmente na exuberância da natureza, com lago, serra, praias, pôr do sol, e em especial o Distrito de Taquaruçu, está preparada e organizada para receber turistas que desejam usufruir de todo lazer que as belezas naturais podem proporcionar.

A cidade está entre as dez capitais escolhidas pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar o projeto-piloto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma iniciativa inédita no Brasil, que busca preparar os municípios para ofertar experiências inovadoras aos visitantes e promover melhorias da gestão e dos níveis de competitividade turística.

A Capital também é reconhecida por realizar grandes eventos abertos ao público, que retomaram com grande estilo, este ano, com a celebração do 15º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), um dos eventos fundamentais para movimentar todo o trade turístico da Capital. O evento se tornou possível devido ao avanço da vacinação e queda nos números de infectados pela Covid-19. A Prefeitura Palmas, seguindo todos os protocolos de prevenção, realizou o evento, em formato presencial e aberto ao público, em seu local de origem, o Distrito de Taquaruçu, de 28 a 31 de outubro.

Para cumprir as normas sanitárias, o evento teve a presença atuante da Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com barracas mais distantes e grandes áreas para circulação de pessoas, para que os visitantes se sentissem à vontade para curtir o festival com toda a família e experimentar diversas receitas criadas especialmente para a edição deste ano.

Em 2021, o FGT, por ser o primeiro evento teste, adaptado às medidas de segurança sanitária contra a Covid-19, também trouxe muitas novidades, como o Espaço Cozinha Show, além de abrigar a tradicional Cozinha Show, com as apresentações de grandes chefs de cozinha de renome nacional, como Guga Rocha e Katia Barbosa. O local ficou mais amplo e confortável, em um túnel de 800 metros quadrados, com mais uma novidade, a Mercearia FGT – composta por estandes com produtos artesanais, como queijos, temperos e uma adega para degustação de vinhos e licores, dentre outros da região.

Os 27 participantes, espalhados pelo circuito gastronômico, também ganharam ambientes mais amplos para trabalharem, com estandes de 12 metros quadrados, o que proporcionou uma área com maior conforto e segurança para eles.

A nova estrutura também teve espaços instagramáveis, com decoração mais intimista e acolhedora, num um grande palco e dois espaços ‘Pocket Shows’, que abrigaram 17 apresentações de artistas regionais, e mais duas atrações de artistas culturais circenses, como palhaços, malabares, pernas de pau e personagens infantis que fizeram apresentações itinerantes em todo o circuito.

Para a criançada, também o evento contou com outra novidade no circuito, que foi o ‘Espaço Kids’, com brinquedos gratuitos, como pula-pula, piscina de bolinha, oficina de slime e pinturas em gesso.

 

Sucesso

Os quatro dias do FGT foram responsáveis pela movimentação de quase R$ 2 milhões, entre a venda de alimentos, montagem da infraestrutura e contratações de pessoas, shows, dentre outros.

Com objetivo de avaliar o novo formato e a proposta de ampliação do circuito do FGT, o público, turistas e a classe empresarial participaram de uma pesquisa de opinião. A iniciativa foi fruto da parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Conselho Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Cetur – Fecomércio-TO).

Realizada com 519 formulários de forma presencial, por meio de abordagens ao público de interesse no circuito e durante a programação do FGT, e ainda via on-line. Sobre a avaliação geral do evento, a pesquisa identificou que a grande maioria do público, 91%, avaliou o evento como ótimo ou bom. Outro quesito bem avaliado foi o quanto os frequentadores do evento se sentiram seguros quanto às medidas de prevenção a Covid-19, com 80% de aprovação, com respostas entre bom e ótimo. A gastronomia também foi outro item com boa aprovação do público opinando positivamente.

O presidente do Cetur, Marcelo Perim, lembrou que o resultado da pesquisa servirá de base para as tomadas de decisões futuras. “Essa pesquisa voltada ao segmento de turismo na 15ª edição do FGT, onde foram levantadas informações a respeito do evento e da influência no setor do turismo, esses dados poderão ser usados para tomada de decisões sobre investimentos e melhorias no evento. A geração de números e informações sobre o turismo no estado é de fundamental importância para que o setor possa fazer o planejamento de investimento e maximizar o retorno de investimento e nesse sentido, e o Cetur Fecomércio atua no apoio ao trade turístico do Tocantins”.

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reforçou sobre o cuidado que a gestão teve na realização deste primeiro evento presencial, e a importância em realizá-lo, pois é uma marca de sucesso e cultural da gastronomia do Tocantins. “Nós sabemos que não foi nada fácil. Depois deste longo período de crise, esse é o nosso primeiro evento teste presencial. O cenário epidemiológico nos permitiu avançar, com cuidado e cautela. O novo formato do FGT fortalece e resgata a sua essência e se apresenta como uma oportunidade de valorizarmos a rota turística e gastronômica, valorizando nossa gastronomia e nossa cultura”, disse a gestora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.