A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, na manhã desta sexta-feira, 03, a Verificação Anual Periódica em radares móveis e portáteis da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ação metrológica aconteceu na Marginal Leste, da TO-050, em Palmas. A escolha do local foi em decorrência de ser uma pista com menos fluxo de movimento para a realização do teste. E foi acompanhada pela equipe da PRF.
Os equipamentos fiscalizados foram os medidores de velocidade móveis e portáteis – os radares do tipo pistola, que contam com transmissor e receptor de ondas de rádio. Quando acionado, emite o sinal em direção ao veículo. Ao chegar no carro esse sinal é refletido com uma diferente frequência, e então é novamente capturado pelo equipamento tipo pistola.
O presidente da AEM, Rérison Castro, informa que “o objetivo da ação é atestar a leitura dos medidores de velocidade para veículos automotores e verificar a conformidade com a velocidade permitida nas rodovias, bem como observar se a velocidade que os radares marcam dos veículos que estão passando por ele está correta e se estão de acordo com o verificado pelo Inmetro”.