O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Projeto da Unidade de Semiliberdade Masculina de Gurupi viabiliza a construção de enfeites de natal por socioeducandos

0

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O espírito natalino chegou na Unidade de Semiliberdade Masculina de Gurupi (USLM), administrada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Por meio do projeto “Uma Pet, Uma Árvore”, desenvolvido pelos servidores da Unidade, adolescentes que cumprem medida socioeducativa tiveram contato com reciclagem e artesanato ao confeccionarem enfeites natalinos com garrafas pets para enfeitar e proporcionar um clima de fim de ano na USLM.

Os adolescentes confeccionaram enfeites como sinos, caixas, bolas, guirlandas, flores, estrelas e laços e a própria árvore de natal que foi inaugurada na confraternização de fim de ano, ocorrida na última quinta-feira, 16, com servidores da Unidade, socioeducandos e seus familiares. Na ocasião, os enfeites foram expostos e houve celebração das ações realizadas, além de distribuição de cestas básicas, panetones e brindes para os adolescentes doados por parceiros.

Segundo o chefe da Unidade, Ricardo Figueiredo de Oliveira, a ação passa uma mensagem especial. “Esse projeto nos mostra que tudo pode receber um novo sentido. Fizemos uma árvore de natal com garrafas pet, materiais que seriam descartados e percebemos que podem ser reaproveitados e transformados em coisas novas”, explicou.

Já a agente de segurança e assistente administrativa da Unidade, Gislayne Carvalho, afirmou que se sente realizada como profissional ao executar ações como esta. “Estamos voltando às nossas atividades e essa ação foi importante tanto para os adolescentes quanto para os servidores. Os socioeducandos se interessaram, participaram e pudemos ver que eles almejam uma mudança de vida e alcançar projetos. Isso é uma satisfação para nós, servidores, sentimos que atingimos nossos objetivos”.

“Uma Pet, Uma árvore”

As garrafas foram coletadas em parcerias com servidores da Unidade e restaurantes do município desde o dia 22 de outubro deste ano e foram higienizadas e reaproveitadas para a confecção de materiais como sinos, caixas, bolas, guirlandas, flores, estrelas e laços. O adolescente A.T.O. de 14 anos, aprovou a ação. “Achei muito importante esse projeto, aprendi a fazer artesanato e achei muito divertido”, afirmou.

O idealizador e responsável por ensinar os socioeducandos foi o agente de segurança socioeducativo, Kesley Ronnie Silva Martins. “Vejo os artesanatos e sinto vontade de fazer, por isso, trouxe o projeto com a intenção de proporcionar aos adolescentes algo que talvez eles não possuam em casa uma decoração natalina e a arte do reaproveitamento”, falou.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.