O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Preservação da história, esporte e voluntariado marcam Pedalada Cultural Cooperativista 2023

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Cerca de 150 pessoas participaram da 5º Pedalada Cultural Cooperativista na manhã do sábado, 5 de agosto. O evento, que marca os 25 anos de fundação da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA) e também integra a programação do Dia de Cooperar (Dia C) 2023,  ajuda a contar e a preservar a história de Pedro Afonso, que completou 176 anos de fundação; incentiva a prática da atividade física e proporciona lazer para a comunidade.

A saída e a chegada foram na sede da COAPA, onde foi servido um café da manhã. Ao longo do percurso, de aproximadamente 6 quilômetros, os participantes passaram e conheceram detalhes de pontos históricos e turísticos como a Praça Ecológica IFTO, Avenida Pedro Mariano dos Santos, ETI Professor Antônio Belarmino Filho, Igreja Santo Afonso, Passarela Modesto e Rosária Sales, Rua Guimarães Natal, Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia, Rua 26 de Julho, Avenida João Damasceno de Sá, Praça Coronel Lysias Rodrigues, Rua Constâncio Gomes, Rua Anhanguera, Igreja Matriz São Pedro, Igreja Batista, Tiro de Guerra 1100-4, Rua Barão do Rio Branco, Câmara Municipal, Bancrévela Clube, Rua Getúlio Vargas, antigo Porto da Balsa do Rio Tocantins, Praça Professora Raimunda Cavalcante, entre outros.

História preservada

Praticante de ciclismo, o produtor rural Leandro Peres participou de quatro das cinco edições e considera que o evento reúne e integra associados e colaboradores da COAPA e a comunidade, além de contribuir para mostrar resgatar momentos históricos de Pedro Afonso.

O responsável pelo Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia, Fabricio Rocha, que juntamente com o jornalista Fred Alves prestou informações sobre cada ponto histórico ao longo do passeio, destacou que o evento é muito relevante para o calendário esportivo e cultural do município de Pedro Afonso, pois agrega esporte, história e cultura simultaneamente. “A COAPA sempre movimenta projetos e ações que engrandecem a história local”, elogiou.

Voluntariado

Ao avaliar positivamente a quinta edição da Pedalada Cultural Cooperativista, o presidente Ricardo Khouri reforçou que a mesma é um momento de total interação entre a cooperativa e a comunidade, promovendo a história de Pedro Afonso, a prática esportiva e o voluntariado. “Integração, história e voluntariado são um trinômio que deixa a gente muito feliz com os resultados alcançados”, disse o dirigente, ressaltando que o evento tem um cunho social bastante forte, pois nele são arrecadados donativos. “Também é uma das missões da Coapa promover o bem estar social da comunidade onde está inserida”, explicou Khouri.

Assim como nas últimas edições, em 2023 quem participou da pedalada fez a doação de um quilo de alimento não perecível e mais uma vez a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pedro Afonso (APAE) foi beneficiada com os donativos. Desta vez foram entregues quase 200 quilos de alimentos, que chegaram em boa hora.

Com 42 servidores, a entidade sem fins lucrativos atende 130 pessoas de diferentes idades nos turnos matutino e vespertino e, segundo a direção, os recursos financeiros repassados pelos governos estadual e federal são insuficientes para custear os gastos com a alimentação.

“Nós mais uma vez agradecemos essa ação feita pela COAPA, pois nos ajuda a atender as necessidades alimentares dos alunos já que, diariamente, são servidas três refeições: lanche matutino, almoço e lanche vespertino”, disse a presidente da APAE, Carmen Lúcia Pires Oliveira.

 

Parceiros

Realizada pela COAPA, a V Pedalada Cultural Cooperativista teve apoio do Sescoop/TO, 3º Batalhão da Polícia Militar, Secretaria Municipal da Saúde, Tiro de Guerra 11-004, Centro-Norte Notícias/Portal CNN e Rádio Vale FM.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.