A Prefeitura de Paraíso do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo (Semactur), realizou o pagamento dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo no município. O valor total de mais de R$ 450 mil foi destinado a 38 artistas e fazedores de cultura, com projetos em diversas áreas.
Os recursos, provenientes do Ministério da Cultura e geridos pela gestão municipal, foram depositados nas contas correntes dos contemplados, possibilitando o desenvolvimento dos projetos artísticos propostos e selecionados. Entre as áreas contempladas estão a produção de filmes, webséries, vídeo clipes, capacitação, eventos da economia criativa e solidária, artes visuais, artesanato, música, artes cênicas, literatura e projetos da cultura popular.
Em entrevista, a secretária municipal de meio ambiente, cultura e turismo, Patrícia Nascimento, destacou a importância desse investimento na cultura local: “Estamos com mais de 450 mil na conta dos artistas e fazedores de cultura do nosso município e de Paraíso. Tivemos 87 projetos inscritos através da Lei Paulo Gustavo e agora temos 38 contemplados de diversas áreas culturais.”
A Secretária ressaltou o papel da prefeitura no apoio aos artistas, destacando as ações promovidas pela Semactur: “Antes do recurso estar nas mãos dos artistas, promovemos oficinas, orientações e escutas públicas culturais, onde ouvimos as demandas dos próprios artistas. Além disso, a equipe da diretoria de cultura esteve disponível para tirar dúvidas e oferecer orientações.”
O investimento na cultura local tem se mostrado uma prioridade para a administração municipal. Na Lei Paulo Gustavo, foram abertos dois editais em Paraíso do Tocantins: para Audiovisual (02/2023) e Demais Áreas (03/2023), que receberam juntos 87 projetos inscritos.
Patrícia Nascimento também anunciou os próximos passos da gestão municipal em relação ao apoio à cultura: “Na sequência da lei Paulo Gustavo, vamos operacionalizar a PNAB, que é a Política Nacional Aldir Blanc, com mais de 380 mil em recursos para o fomento da cultura local.”
Comentários estão fechados.