Prefeitura de Palmas lança campanha Maio Amarelo com ações educativas e incentivo à proteção animal

Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp, o maior portal de notícias do Tocantins, isenção e imparcialidade, e receba as notícias no celular.

A Prefeitura de Palmas realizou, nesta quarta-feira, 30, o lançamento da campanha Maio Amarelo, movimento voltado à conscientização para um trânsito mais seguro. A ação ocorreu no Parque da Pessoa Idosa, na Avenida NS-1, e contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Eduardo Siqueira Campos e o secretário de Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Francisco Seixas Tadeu de Lima.

A Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem) participou da iniciativa com orientações sobre o impacto da imprudência no trânsito também na vida dos animais. Durante a atividade, os convidados foram sensibilizados sobre a importância de reduzir a velocidade e adotar uma postura mais atenta e cuidadosa nas vias urbanas.

“Falar de segurança no trânsito também é falar de respeito à vida em todas as suas formas. Atropelar um animal e não prestar socorro é crime e, infelizmente, essa ainda é uma realidade comum. Toda vida importa, e campanhas como essa ajudam a despertar a empatia e responsabilidade nos motoristas”, afirmou a secretária, Gabriela Siqueira Campos. Ela também destacou a importância do Projeto de Lei nº 25/2024, que propõe a cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas flagrados abandonando animais em vias públicas.

Durante o evento, o secretário Francisco Seixas adotou três filhotes de gatos disponibilizados na ação. Um momento que chamou atenção do público foi a presença do cão Heric, que perdeu os movimentos das patas traseiras após ser atropelado e não receber socorro. O caso reforça a necessidade de atenção e cuidado dos motoristas com os animais nas ruas da cidade.

Programação

A programação do Maio Amarelo em Palmas segue durante o mês de maio com ações educativas, palestras e distribuição de materiais informativos em unidades educacionais e pontos estratégicos da Capital.