A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, também 2ª vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e líder da missão internacional em Portugal, conhece experiências exitosas e boas práticas de mobilidade urbana e sustentabilidade no segundo dia de programação. “Nas visitas vamos conhecer experiências de desenvolvimento sustentável, desenvolvimento econômico e de inovação, ciência e tecnologia; áreas em que Portugal tem práticas de políticas públicas importantes”, detalha a gestora municipal.
Oito municípios portugueses – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde – formaram um consórcio municipal em 1982 para fazer o tratamento dos resíduos sólidos e redução dos materiais descartados em aterros sanitários. Esse consórcio, denominado de Lipor, desenvolve estratégias de coleta seletiva de materiais recicláveis e também resíduos orgânicos, como também, a valorização energética oriunda da compostagem desses resíduos.
No município de Matosinhos, a comitiva da FNP visitou o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA). A prefeita Cinthia lembrou a visita do presidente Lula no ano passado e como ele ficou impressionado com os projetos inovadores desenvolvidos. O CEiiA é considerado uma referência em projetos sustentáveis de mobilidade urbana, aérea, marítima e espacial. A prefeita Cinthia conheceu o aplicativo AYR desenvolvido pelo CEiiA, que faz a promoção da descarbonização das cidades por meio do incentivo à mobilidade ativa. A prefeitura de Itajaí (SC) é precursora na replicação dessa iniciativa.
Com início nesse domingo, 5, com a chegada da comitiva na cidade do Porto, localizada na região norte de Portugal, a primeira atividade da missão foi a reunião de briefing sobre as agendas dos próximos dias. Representando Palmas na missão, além da prefeita Cinthia, também estão os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Mila Jaber; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antônio Trabulsi Sobrinho; da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis; da Casa Civil, Gustavo Bottós; da Agência de Tecnologia da Informação, Yrene Nakamura; e do procurador-geral do Município, Mauro José Ribas. Sem qualquer ônus à Prefeitura de Palmas, também participa da missão o deputado estadual Eduardo Mantoan.
Também integram a missão internacional, que conta com o apoio do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), o prefeito de Guarulhos (SP) e vice-presidente de Regiões Metropolitanas da FNP, Guti; o prefeito de Marília (SP) e vice-presidente de Trânsito e Transporte da FNP, Daniel Alonso; e o prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio (MG), Donatinho. Acompanhados de secretários municipais e assessores técnicos.
Comentários estão fechados.