O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

PL de Marcus Marcelo propõe clínicas públicas veterinárias no Tocantins

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Mais um projeto de lei do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) poderá mudar a realidade da saúde pública animal no Tocantins. Apresentada na Aleto (Assembleia Legislativa) este mês, a proposta prevê a criação de clínicas públicas veterinárias no Estado. As unidades deverão ofertar consultas e tratamentos gratuitos para animais de famílias de baixa renda, ONGs (organizações não-governamentais) e instituições protetoras, por meio de parceria público-privadas.

Para Marcus Marcelo, é competência do Governo do Estado promover as adequações necessárias para a implantação de clínicas veterinárias. “Quero destacar que protetores de animais são pessoas voluntárias, que sobrevivem de doações, vivem endividadas junto às clínicas veterinárias e não contam com nenhum auxílio do poder público para realizarem esse trabalho tão nobre e fundamental, que é o controle, tratamento e cuidado dos animais de rua”.

Ele ainda acrescentou que legislar em favor dos protetores de animais é o mínimo que o Governo pode fazer. “Para que eles não deixem de prestar o referido serviço, é justo que o poder público, como gestor, os auxiliem e, diante da insuficiência de recursos  financeiros para tanto, o mínimo que esta Casa pode fazer é legislar em favor dessas pessoas que tanto fazem por todos”.

Critérios

De acordo com o projeto de lei, as clínicas públicas veterinárias estaduais oferecerão consultas para o tratamento do animal, incluindo vacinações, remédios, ração e castração permanente.

O atendimento poderá ser utilizado gratuitamente por pessoas beneficiárias de programas sociais tais como Bolsa Família, Renda Mínima, Renda Cidadã ou outro programa equivalente.

As ONGs e parcerias público-privadas com organizações da sociedade civil de interesse público e sem fins lucrativos, que tenham entre suas finalidades estatutárias a proteção animal, bem como os protetores independentes de animais, terão que se cadastrar na Secretaria da Saúde do Estado.

Farmácia Popular Veterinária

Além das clínicas, o projeto cita que deverá ser implantada Farmácia Popular Veterinária nas unidades. O objetivo é, além do tratamento, fornecer os remédios para garantir que os animais sejam curados.

.

Parcerias

O projeto de lei ainda prevê que o Governo do Estado faça convênios com municípios, instituições, universidades, empresas públicas e privadas para o funcionamento das clínicas.

Fundo de Proteção Animal

Outro projeto de lei, também apresentado pelo deputado Marcus Marcelo este mês, complementa o das clínicas: a criação do Fundo de Proteção Animal do Tocantins.

O objetivo é financiar políticas públicas, programas, clínicas e ações que promovam a adequada alimentação, devido abrigo e tratamento e que busquem proteger e garantir os direitos e o bem-estar de animais domésticos ou silvestres.

O Fundo de Proteção Animal terá como receita as multas aplicadas pelo poder público a aqueles que praticaram maus-tratos contra animal, de crimes ambientais, recursos destinados no orçamento da União, contribuições de instituições públicas ou privadas, doações de pessoas físicas ou jurídicas.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.