Pesquisadora da Capital leva o cinema tocantinense ao Panorama Internacional Coisa de Cinema em Salvador

Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp, o maior portal de notícias do Tocantins, isenção e imparcialidade, e receba as notícias no celular.

A curadora e pesquisadora do Cine Cultura Palmas, Elisângela Dantas, representará o audiovisual tocantinense no 20º Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador (BA). Convidada para o I Seminário de Exibidores, ela ministrará a palestra ‘Cinematografia tocantinense: uma pesquisa sobre suas obras e seu legado’, na qual apresentará um estudo inédito sobre a história e identidade do cinema do Tocantins.

O festival, que teve início na quarta-feira, 2,  e segue até o próximo dia 9, promove o intercâmbio entre profissionais do setor e contará com a presença de exibidores de todo o Brasil e convidados internacionais. Elisângela será uma das palestrantes do Painel de Exibição IX – Cine Glauber Rocha, Sala 3, no dia 9 de abril, das 16h às 17h, compartilhando os resultados de sua pesquisa, que foi contemplada pelo Edital nº 34/2024/Gabsec/Secult – Bolsas Culturais 2024, da Política Nacional Aldir Blanc no Tocantins.

O estudo conduzido por Elisângela se dedica a mapear e destacar a produção cinematográfica do Tocantins, promovendo visibilidade para cineastas como Hélio Brito, Marcelinho Silva, André Araújo, Hermes Leal, Eva Pereira, Monise Busquets, Túlio de Melo, Níval Correia, Ana Elisa Martins, Érika Mariano, Kécia Ferreira, Lucas Justino Vettore, dentre outros. O projeto tem como orientadores os professores Sérgio Soares e Ariel Elias do Nascimento e conta com a consultoria do cineasta Hermes Leal.

“Apresentar essa pesquisa em um evento como o Panorama Internacional Coisa de Cinema é um passo importante para a consolidação do cinema tocantinense no cenário nacional. Como curadora e programadora, essa experiência também aprimora minha atuação na seleção e exibição de filmes, fortalecendo o trabalho que desenvolvemos no Cine Cultura Sala Sinhozinho”, destaca Elisângela.

A pesquisadora

Graduada em Filosofia e especializada em Documentação Audiovisual pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), é membro do grupo gestor do Núcleo de Produção Digital Isabel Auler (NPD – UFT) e da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (Abra). Atualmente, exerce as funções de curadora e programadora do Cine Cultura Sala Sinhozinho, sendo uma das principais expoentes na difusão e estudo do cinema tocantinense. (Com informações da Assessoria)