O Flamengo venceu o Barcelona nos pênaltis (6 a 5) após empate em 2 a 2 e se sagrou campeão da Copa Intercontinental sub-20. A final foi disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os gols do Rubro-negro foram marcados por Lorran e Iago, enquanto Virgili e Cortés fizeram para os espanhóis.
Dessa forma, o Mengão se tornou o primeiro bicampeão da competição internacional na história. O torneio começou em 2022 e apenas um time conseguiu conquistar o troféu duas vezes: Flamengo.
Como foi o jogo?
Flamengo na frente e jogo acalorado
O jogo começou com as duas equipes se estudando bastante. No entanto, o Barcelona foi quem começou a sair mais e se lançar ao ataque. Os espanhóis chegaram duas vezes nos primeiros minutos, mas não levaram grande perigo ao gol do Flamengo.
Mas o Flamengo conseguiu abrir o placar aos 10 minutos de jogo. Matheus Gonçalves invadiu a área e acabou se chocando com o goleiro do Barça. Na sobra, Lorran bateu firme no alto e estufou as redes do Maracanã, deixando o Mengão em vantagem.
Desde então, o jogo ficou mais quente e as equipes começaram a fazer mais faltas. Jogadores de ambas as equipes também passaram a se estranhar, com discussões acaloradas. No último lance do primeiro tempo, Virgili quase empatou para o Barcelona, mas parou na trave após chute cruzado da entrada da área.
Barça empata e vira, mas Fla busca no fim
Atrás no placar, o Barcelona começou o segundo tempo pressionando para tentar buscar o empate. Aos sete minutos, Fariñas cruzou e Cortés subiu sozinho para cabecear, mas acabou mandando para fora, mas levando muito perigo.
O Flamengo respondeu aos 12, quando Joshua recebeu passe de Shola e finalizou dentro da área e obrigou o goleiro Aller a fazer grande defesa. Mas o Barça enfim conseguiu seu gol: aos 25 minutos, Virgili invadiu a área, ganhou da zaga e bateu no canto para recolocar o time espanhol no jogo.
Após recuar demais, o Flamengo acabou sendo punido com um gol no final. Aos 49, Parriego cruzou com perfeição e Cortés cabeceou como manda o manual para virar.
Mas quem disse que acabou? Após a saída de bola, o Mengão se lançou ao ataque para o tudo ou nada e conseguiu um milagre. Iago, também de cabeça, conseguiu mandar para as redes e levar a decisão para os pênaltis.
Como foram os pênaltis?
- 1ª cobrança: Virgili e João Victor bateram com categoria e fizeram (1 x 1)
- 2ª cobrança: Juan Hernández perdeu e Iago cavou com categoria (1 x 2)
- 3ª cobrança: Oduro e Pablo Lúcio converteram (2 x 3)
- 4ª cobrança: Cortés marcou e Felipe Teresa também (3 x 4)
- 5ª cobrança: Kluivert bateu bem e Matheus Gonçalves perdeu (4 x 4)
- 5ª cobrança: Nomoko e Lorran converteram (5 x 5)
- 6ª cobrança: Parriego perdeu e Carbone fez o gol do título (5 x 6)