Nos conjuntos habitacionais Recanto das Araras I e Jardim Vitória I, crianças são vacinadas neste sábado, 24
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou neste sábado, 24, um mutirão de vacinação contra a poliomielite nos conjuntos habitacionais Parque das Araras e Jardim Vitória, em Palmas. O evento ocorreu em duas tendas instaladas para atender a população das 8h às 13h.
As doses da poliomielite foram aplicadas em crianças de 0 a 5 anos de idade. Na ocasião, os adolescentes de até 15 anos e adultos, que estavam com o Cartão de Vacina incompleto, também foram vacinados contra outras doenças. Além disso, o mutirão ainda ofereceu doses da tríplice viral para adultos de 20 a 49 anos que não tinham sido imunizados contra o sarampo.
Conforme a titular da pasta, Valéria Paranaguá, todas as medidas de proteção contra o novo coronavírus (Covid-19) estão sendo seguidas nas salas de vacinação e também nas tendas montadas para atender esse público. “Mas destacamos que é importante as pessoas fazerem sua parte, ou seja, não esquecer de usar máscara ao sair de casa e levar com as crianças nessa faixa etária para se imunizarem contra as doenças”.
A coordenadora da Central de Vacinas, Elaine Katzwinkel, explica que a multivacinação e a imunização contra a pólio são campanhas separadas que ocorrem ao mesmo tempo. “É uma maneira de ampliar o atendimento à população para que eles possam atualizar o cartão de vacina dos menores de 15 anos, e também imunizar contra pólio os menores de cinco anos. Essas campanhas em conjunto contribuem com redução da incidência destas doenças imunopreveníveis”, reforça a coordenadora.
Vacinas
As vacinas previstas no calendário de vacinação são disponibilizadas para a população de maneira gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). A campanha vai até o próximo dia 30 de outubro em todas as salas de vacina da Capital.
Meta
A meta para a campanha de vacinação da poliomielite neste ano é de aproximadamente 17.700 crianças menores de 5 anos.
População
O auxiliar de serviços gerais José Francisco de Sales Neto é pai da pequena Fernanda Gomes de Sales, de 3 anos. Ele conta que a vacinação é um assunto sério na sua casa, inclusive o cartão dela, dos outros filhos e o seu próprio cartão são devidamente atualizados. “Essa vacina, como todas as outras, são importantes para lembrarmos como esse gesto pode evitar um desgaste maior em nossa vida, como uma doença”, acredita.