O dia 12 de agosto é marcado pelo Dia Estadual da Juventude Tocantinense, data criada em janeiro de 2025, por meio da Lei n° 4.643 sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa, para reforçar o papel dos jovens em todo o estado. Pensando nesse público, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju), investe em políticas públicas que visam promover e incentivar o protagonismo juvenil, além de estimular a cidadania e a participação social e, nesse sentido, muitos projetos surgiram com o objetivo de dar voz a esse público.
No Dia do Estudante, celebrado nessa segunda-feira, 11, o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes, representou o Governo do Tocantins na sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O momento marca a celebração dos 20 anos da Política Pública de Juventude. “Esse foi mais um importante espaço de diálogo. Estamos levando políticas públicas para os 139 municípios e a reativação do Conselho Estadual de Juventude é um passo muito importante. Seguiremos levando essas ações para todo o estado. Um dos compromissos do Governo do Tocantins é disseminar as políticas públicas para a juventude. A Seju percorre todo o estado com ações integradas com outros parceiros para levar ao conhecimento dos jovens os direitos e deveres que fazem parte da vida desse público que ajuda a construir a nossa sociedade”, enfatiza o secretário Atos Gomes.
O Governo do Tocantins está presente de norte a sul do Tocantins, com projetos e iniciativas que fortalecem diferentes áreas, como a promoção e a prevenção da saúde, a iniciação esportiva, inclusão e o fortalecimento da participação social entre a juventude.
TO Mais Jovem
O Governo do Tocantins lançou, no mês de junho deste ano, o programa TO Mais Jovem, voltado para o fortalecimento de políticas públicas dos tocantinenses entre 15 e 29 anos e que integra as ações da Seju. O objetivo é trabalhar o desenvolvimento e a inclusão dos jovens, por meio da realização de encontros e ações que informam sobre o Estatuto da Juventude e seus direitos.
O programa percorrerá o Tocantins com atividades de mobilização e engajamento, em ambientes onde os jovens poderão conhecer mais sobre iniciativas governamentais; com projetos de impacto social e oportunidades de desenvolvimento profissional; bem como para interagir diretamente com representantes e especialistas e participar dos eventos de esporte e lazer desenvolvidos pela Seju.
Conecta Jovem
Dentro do programa TO Mais Jovem, o Governo do Tocantins desenvolve o projeto Conecta Jovem. Em 2024, as cidades de Palmas, Dianópolis, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Tupirama e Araguatins receberam as programações que envolveram diretamente mais de 800 jovens. A ação itinerante cria espaços públicos acessíveis e inclusivos, levando as políticas públicas de juventude às instituições de ensino da rede estadual.
O projeto dissemina informações acerca de ações voltadas à juventude, por meio de palestras, mesa-redonda e oficinas relacionadas aos direitos da juventude; comunicação; primeiros socorros e combate a incêndio; cultura; empregabilidade e futuro do mercado de trabalho; entre outras temáticas.
Conselho Estadual de Juventude
Em junho deste ano, o Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto de reativação do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), instância consultiva vinculada à Secretaria dos Esportes e Juventude. O objetivo é possibilitar a construção e o desenvolvimento das políticas públicas dos jovens entre 15 e 29 anos.
O Conselho tem como atribuições propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual da juventude e desenvolver estudos, pesquisas, debates, seminários e encontros regionais sobre as realidades socioeconômicas da juventude. Também deve auxiliar a Seju na formulação e aplicação de políticas públicas destinadas aos jovens; além de apoiar o Governo do Tocantins na articulação com órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta, de modo a contribuir na elaboração de propostas e políticas públicas. Também promove o intercâmbio entre organizações juvenis, voltadas para a integração dos 11 eixos do Estatuto da Juventude.
O Conselho Estadual de Juventude é formado por 42 membros, sendo 14 representantes do Poder Executivo Estadual e 28 de entidades da sociedade civil. A quantidade de membros garante pluralidade de ideias, a formulação de novas políticas públicas e reforça o protagonismo juvenil em todo o estado. O Edital de constituição do Conselho será publicado no segundo semestre de 2025.
Caravana das Juventudes
O Governo do Tocantins também investe em parcerias que visam promover os direitos da juventude. Em junho, o Estado recebeu, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, a Caravana das Juventudes, uma iniciativa do Governo Federal, via Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). A programação também incluiu a Feira das Políticas Públicas, onde os jovens puderam conhecer os principais projetos dos governos federal, estadual e municipal.
A Caravana é considerada um passo significativo no reconhecimento e no fortalecimento das políticas públicas. O objetivo é promover a disseminação do Estatuto da Juventude, informando os direitos previstos aos jovens e garantindo o fortalecimento dos conselhos e dos órgãos gestores nos estados e nos municípios. A iniciativa contempla um conjunto de ações estratégicas para levar aos jovens, informações sobre as políticas públicas que garantam seus direitos e os auxiliem na participação social e na autonomia desses grupos.