Lideranças da direita, como o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), utilizaram a rede social X (antigo Twitter) neste domingo (21/9) para ironizar os protestos organizados em diversas cidades do país contra a anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro e a PEC da Blindagem.
Nikolas compartilhou um vídeo com imagens da manifestação em São Paulo e comentou: “Nem com Rouanet vingou”, em referência à presença de artistas no movimento e à Lei Rouanet, frequentemente criticada por setores da direita.
Outros parlamentares também se manifestaram. O pastor e influenciador religioso Silas Malafaia classificou os protestos como uma iniciativa de uma esquerda “cretina” que “engana o povo”, afirmando que os organizadores tentaram atrair público com a participação de artistas.
Já o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) compartilhou um vídeo da manifestação em Brasília e afirmou que a esquerda está “sempre passando vergonha”.
Líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) publicou uma caricatura do cantor Caetano Veloso, que participou do ato em São Paulo. Na legenda, escreveu: “Uma imagem vale mais do que mil palavras! Esse é o comunista hipócrita, que gosta de ganhar milhões…”
Sobre as manifestações
Os atos deste domingo (21/9) foram organizados por movimentos sociais e setores da oposição ao governo federal. Eles pedem que não haja anistia para os envolvidos nos ataques às instituições democráticas ocorridos em 8 de Janeiro de 2023 e também protestam contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados no último dia 16/9. A proposta dificulta o avanço de processos judiciais contra parlamentares.
As manifestações ocorreram em cidades como Brasília (DF), Natal (RN), Salvador (BA), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e São Luís (MA) pela manhã. No período da tarde, os atos seguiram em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Recife (PE), entre outras capitais.
📲 Clique aqui para entrar no meu grupo do WhatsApp