Mutirões de limpeza nas unidades prisionais do Estado são realizados com fim de evitar o Coronavírus
Com foco na prevenção do surto de Coronavírus, estão sendo executados mutirões de limpeza em todas as 37 unidades do Sistema Penitenciário e Prisionais do Estado do Tocantins (Sispen/TO). As ações estão sendo realizadas segundo determinação do Governo do Estado e executadas pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
O secretário da Seciju, Heber Fidelis, que é o presidente do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle a Covid-19, ressaltou que as ações envolvem todos os gestores. “Temos trabalhado junto aos gestores desde o anúncio da pandemia para que endossem as orientações que estão sendo repassadas pelo Governador. Nos adiantamos criando um Plano de Ação no combate a Covid-19 e acreditamos que com o trabalho em conjunto, o Coronavírus não ultrapassará os muros das unidades prisionais”, ressalvou.
Nos mutirões de limpeza têm sido usados produtos como saponáceos, hipoclorito de sódio e álcool. Dentre as ações, estão ocorrendo reuniões de alinhamento e reforço de procedimentos de segurança e saúde, higienização com álcool dos objetos pessoais e colchões de internos, higienização de celas, grades, corredores, cadeados, algemas e outros objetos com água sanitária e distribuição de kit’s de higiene e limpeza para os internos.
De acordo com o superintendente do Sispen-TO, Orleanes Sousa, além dos produtos enviados pela Seciju, também têm chegado itens de limpeza fruto doações de órgãos do Sistema de Justiça, dos Conselhos da comunidade, das organizações religiosas e também da própria sociedade civil. “Sempre ocorreram as limpezas periódicas nas unidades prisionais do Estado, todavia, em meio a este surto de Covid-19, os trabalhos foram intensificadas, temos nos unido contra este vírus e iremos vencê-lo”, concluiu.