Máquinas entregues pelo governador Carlesse recuperam estradas em comunidades quilombolas do Jalapão e de Arraias
Durantes os meses de junho e julho, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, promoveu uma ação inédita com a entrega máquinas para os 139 municípios. Desde então, todas as regiões seguem com obras em andamento e beneficiando milhares de cidadãos, como os moradores de comunidades quilombolas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).
A ação que destinou o maquinário ocorreu em parceria com a bancada federal tocantinense da legislatura de 2015/2018, e somou investimentos na ordem de R$ 68,2 milhões. Foram adquiridas 231 máquinas, entre retroescavadeiras e pás-carregadeiras, que agora estão sobre responsabilidade das prefeituras de todo o Estado.
O governador Mauro Carlesse afirma que a entrega desse investimento mostra o compromisso municipalista da sua Gestão, que busca parcerias para o desenvolvimento de todas as regiões. “As prefeituras relatam há anos que tem dificuldades de adquirir máquinas como estas. Quando o próprio município dispõe desse investimento, o trabalho fica mais ágil e barato. O cidadão consegue ser atendido com celeridade, é isso que o nosso Governo busca: dar condições para que os municípios se desenvolvam a partir do seu próprio trabalho”, destacou.
Jalapão
Da região do Jalapão, o prefeito de Mateiros, João Martins Neto, contou sobre as atividades em prol das comunidades tradicionais. “Assim que as máquinas chegaram em Mateiros, demos início ao trabalho de construção de cabeceiras de pontes, sendo a primeira sobre o Rio Estemeu, que dá acesso ao quilombo Rios. Também fizemos trabalho de recuperação de estradas vicinais no quilombo Carrapato e nas próximas semanas vamos atender a comunidade Mumbuca, uma das mais tradicionais da região”, informou.
As máquinas entregues pelo Governo do Tocantins também estão servindo para obras dentro do município de Mateiros, com serviços de tapa buracos em ruas do setor Bela Vista e terraplanagem para a dar início a construção do Centro de Convenções da cidade.
Um dos “jalapoeiros” – como são chamados os nativos do Jalapão – atendidos é o senhor Genilto Silva, que faz parte da comunidade quilombola Rios. Ele agradeceu a instalação da ponte, que agora vai facilitar o trânsito de pessoas no local. “Estamos há 30 anos esperando essa ponte, com ela reduzimos 30 km de percurso da estrada que vem do Rio Conceição. Sou morador antigo aqui e há muitos anos a gente espera por isso. Antes, a gente estava isolado, aqui não passava nem moto nem carro, mas agora podemos andar pela região. Obrigado por essa ajuda, toda a comunidade ficou muito agradecida”, agradeceu.
Arraias
De Arraias, o prefeito Wagner Gentil explica que enfrentava dificuldades em manter os serviços em decorrência da grande extensão territorial do município (5.805,111 km²,segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e que as máquinas têm beneficiado, especialmente, a população das comunidades quilombolas.
“O povo está vendo o trabalho sendo feito e fica muito feliz. As máquinas estão sendo bem utilizadas: uma atuando nos serviços de limpeza urbana e a outra atendendo especificamente às áreas rurais, beneficiando diretamente as nossas comunidades quilombolas. Já foi feita a manutenção de 20 km da estrada que leva ao Quilombo Kalunga do Mimoso, que sofre com acesso precário. O quilombo fica a 120 km de distância do centro urbano e com as máquinas vamos conseguir fazer o serviço de forma mais ágil”, explicou o prefeito, acrescentando que no município também fica localizado o Quilombo Lagoa da Pedra, distante cerca de 30 km da cidade.