“Tivemos a oportunidade de conhecer as ações da FAEB junto aos produtores rurais, um sindicato que é modelo na região e visitar uma propriedade que teve sua realidade transformada por meio da assistência técnica. Encerramos essa missão com a sensação de dever cumprido e na certeza que ela vai contribuir muito com o avanço dos sindicatos rurais no nosso estado”. As palavras são do presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, ao avaliar a missão técnica do programa Capacita Sindicato Rural.
O presidente da FAEB, Humberto Miranda, também pontuou o trabalho e desafios da federação e a relação com os sindicatos rurais. “Apesar dos nossos estados serem diferentes, nós percebemos que temos algumas dificuldades em comum, como a busca por estratégias para fortalecer a base, a relação com o produtor rural e também a questão da segurança no campo. Visitas como essa nos estimula a continuar trabalhando, organizando o setor e buscando soluções”, afirmou.
A comitiva, que reuniu líderes sindicais do Tocantins, no primeiro dia, conheceu as instalações da FAEB e assistiu uma apresentação sobre a atuação da entidade. A Federação baiana conta com 98 sindicatos rurais. Só em 2023, as ações de educação do Senar Bahia atenderam mais de 110 mil pessoas nos 417 municípios baianos. Na assistência técnica foram mais de 32 mil propriedades rurais assistidos em 395 munícipios. “A Bahia tem expertise e é exemplo não só em ATeG, mas em formação de mão de obra para o setor, que é um grande gargalo para a agropecuária brasileira”, disse a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.
A superintendente do Senar/TO, Rayley Luzza, enfatizou a importância de conhecer outros estados. “Esse programa prevê três visitas técnicas em diferentes estados do Brasil. Essas visitas vão fazer com que nossos presidentes de sindicatos conheçam novas metodologias e troquem experiências que visam atender melhor nosso público alvo que é o produtor rural”. Além dela, o superintendente da FAET, Fred Sodré, também participou da missão.
AÇÕES NO CAMPO
No segundo dia de visita à Bahia, a comitiva do Sistema FAET conheceu de perto das ações da Bahia no campo. O primeiro compromisso pela manhã foi uma visita à sede do Sindicato de Riachão do Jacuípe, presidido por Francisco Carneiro. Acompanhado do presidente do Sistema Faeb, Humberto Miranda, o presidente do Sistema Faet, Paulo Carneiro e a comitiva, conheceram a estrutura do Sindicato. Só na região do sindicato, são 651 propriedades assistidas.
Uma das propriedades rurais, dos produtores José Heval de Almeida e Evany Cássia de Almeida são bons exemplos dos resultados da assistência. Eles foram beneficiados com a assistência na cadeia de Leite, realizaram cursos de formação profissional rural para agregar valor ao produto. Com o crescimento na atividade, hoje eles recebem consultoria na área de agroindústria.
Com a implementação das recomendações feitas pelo Senar, eles aumentaram a produção de leite de 80 litros/dia para 320. Além disso, a produção de queijo artesanal da fazenda conquistou nove premiações no Encontro Nordestino do Setor do Leite e Derivados. A comitiva ainda conheceu a carreta escola do Senar Bahia, que roda pelo estado com cursos gratuitos de processamento de alimentos.
Do Sindicato Rural de Aliança, a presidente Gilvânia Barros, avaliou a missão como uma das melhores do programa. “Foi fundamental para enriquecer nosso sindicato e fazer com que ele caminhe a passos mais largos”.
De Dois Irmãos, o presidente Francisco Tozzatti, destacou que o que mais chamou atenção durante a visita foi a propriedade assistida pelo Senar. “Fiquei surpreso com o resultado, que embora eles estejam localizados em uma região semiárida, uma realidade diferente do Tocantins, os produtores são destaques na produção”.
A presidente de Augustinópolis, Cássia Cayres, pretende aplicar todos os conhecimentos adquiridos no seu sindicato rural. “Estamos voltando para o Tocantins com um olhar novo para os nossos sindicatos rurais, só temos a agradecer ao sistema por essa oportunidade”.
Sobre o programa:
O Programa “Capacita Sindicato Rural – Cultivando Conexões” reúne cerca de trinta dirigentes de sindicatos de diversas regiões. A capacitação envolve uma série de encontros presenciais, missões técnicas e consultoria, que busca fortalecer as entidades sindicais rurais no Tocantins e estabelecer novas práticas de gestão.
Comentários estão fechados.