Leador Machado do PT é o primeiro a participar da Sabatina com os Candidatos a Prefeito de Araguaína
Começou nesta semana a Sabatina com os Candidatos a Prefeito de Araguaína realizada pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara). O primeiro sabatinado foi o candidato do Partido dos Trabalhadores, o Juiz do Trabalho aposentado, Leador Machado, de 59 anos.
A Sabatina faz parte do projeto “Aciara nas Eleições 2020” e tem objetivo de abrir espaço para os candidatos falarem de seus projetos para a cidade, e principalmente para o setor empresarial. Das 32 perguntas selecionadas pela comissão da sabatina, 20 foram sorteadas sobre os seguintes temas: Gestão Pública, Saúde, Educação, Infraestrutura, Empreendimento, Segurança Pública, Social e Meio Ambiente.
O candidato Leador Machado, acompanhado de assessores, foi recebido pela presidente da ACIARA, Hélida Dantas, o presidente da Comissão da Sabatina, Dearley Kuhn e diretores da entidade.
Entre os projetos apresentados durante a sabatina, o candidato falou sobre como deseja fomentar a economia local. “Araguaína tem uma situação privilegiada porque ela encontra-se no que chamamos Portal da Amazônia. E essa questão ambiental é fundamental para começarmos a discutir a nova vocação que Araguaína tem que assumir. Nós temos a pretensão de investir aqui em Araguaína num projeto de transição ecológica, que está prevista no princípio do Partido dos Trabalhadores. Investir especialmente na vocação cultural da cidade”, enfatizou o candidato.
O juiz também respondeu sobre capacitação da mão-de-obra. “O nosso projeto inclui a questão da transição para uma economia solidária. Nós queremos investir em pequenas cooperativas e pequenas associações, em grupos de pequenas empresas na área do transporte, de saúde, por exemplo. Investir na agricultura familiar, agricultura urbana para que a gente consiga absorver essa mão-de-obra que está sendo dispensada”, disse Leador.
A creche de tempo integral é um dos projetos do candidato na área de educação. “Isso está explicitado no nosso programa de governo. Esse cuidado que nós vamos ter na área da educação, em todos os segmentos, especialmente da pré-escola e creches, exatamente porque é uma necessidade da mãe trabalhadora. A questão da creche é uma de nossas propostas. É uma de nossas grandes ambições”, explicou o candidato do PT.
Após a sabatina, Leador Machado falou sobre a iniciativa da ACIARA em promover o evento. “É fundamental porque a gente quer estabelecer um diálogo com todas as entidades e comerciantes, e essa iniciativa da ACIARA facilita muito isso. Acho que foi um debate rico, um debate onde a gente pode colocar nossas ideias, projetos, e queremos continuar com esse diálogo com a nossa gestão, pra que a gente consiga com a entidade, da importância da ACIARA, contribuir com esse projeto que tem uma nova forma de ver a cidade, desenvolver a cidade”, concluiu Leador Machado.
O presidente da Comissão da Sabatina e diretor da ACIARA, Dearley Kuhn, avaliou a participação do primeiro sabatinado. “Foi uma oportunidade muito boa para o candidato expor o seu plano de governo, direcionado para toda a população e especialmente para os empresários da cidade. Eu acho que o objetivo foi alcançado com essa primeira entrevista. Eu acredito que os próximo candidatos, ao analisarem essa sabatina de hoje, poderão se preparar porque foi muito bem feita. O candidato inclusive demonstrou a qualidade de suas respostas. A gente acredita que vai ajudar muito a população geral a escolher o seu candidato”, disse Kuhn.
Para a presidente, Hélida Dantas, a ACIARA cumpre com seu papel social. “Esse projeto visa acima de tudo o estabelecimento da democracia porque nós achamos que todas as propostas têm que ser ouvidas e assim, o eleitor terá condições de escolher aquele que está mais aderente a sua forma de pensar e do que espera como projeto de governo para a cidade. Tivemos a primeira experiência, hoje, com o candidato e ficamos satisfeitos. Acreditamos que o projeto será um momento rico para todos, empresários, empreendedores e a população em geral”, destacou Hélida Dantas.