O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Justiça Eleitoral determina que Gerônimo Cardoso remova Fakes News contra Wagner

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Justiça Eleitoral determinou, na noite desta sexta-feira, 13 de setembro, que o comunicador Gerônimo Cardoso remova os ataques feitos em vídeo com Fakes News contra o prefeito e candidato à reeleição, Wagner Rodrigues (União Brasil). Caso descumpra a decisão, Gerônimo será multado em até R$ 15 mil.

O material foi espalhado em grupos de whatsapp e postado no Instagram. Conhecido por sempre reaparecer na época de eleição para atacar prefeitos não alinhados a determinado grupo político, Gerônimo montou um vídeo no qual junta informações de problema administrativo da década passada com insinuações falsas, atribuindo a Wagner situações que jamais passaram pelo prefeito. Além disso, distorce dados e sugere existir “malandragem” na atual gestão municipal, aprovada por 84% da população, conforme a última pesquisa Ipespe contratada pela Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins).

Na decisão, o juiz eleitoral Deusamar Alves Bezerra é claro ao condenar esse tipo de prática. “Os efeitos da desinformação/fake news para o candidato que o vídeo evidencia, são consideráveis e, o fato de ter sido reportado por jornalista, de quem se espera o dever de bem informar, e não de desinformar com articulação descontextualizada de fatos, com prejuízo potencial ao candidato, o que deve ser evitado, para que o processo eleitoral não seja maculado com a fake news, desinformação, propagandas negativas de candidatos. A descontextualização factual que o vídeo apresenta, o alça a hipótese de desinformação, e inobservância ao disposto no art. 9º da Res. TSE nº 23.610/2019, restando demonstrada a probabilidade do direito”, ressalta o magistrado.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.