Justiça determina remoção de Fake News contra Janad e governador divulgado por perfil “Revista Brasil”
A Justiça Eleitoral determinou, no final da tarde desta terça-feira, 22 de outubro, que o perfil “Revista Brasil” no WhatsApp, telefone 55 (86) 98184-1485, exclua imediatamente a falsa informação contra a candidata a prefeita, Janad Valcari (PL), e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A publicação tem de ser removida de todos os grupos o qual participa e de outras redes sociais.
O perfil usa suposta notícia jornalística de site de mesmo nome para fazer ataques sem qualquer comprovação e amparo na realidade. Desta vez, usou uma liminar inicial de outro processo para espalhar a falsa informação que Janad e Wanderlei teriam comprado votos, algo que sequer apareceu nos autos.
“Na hipótese dos autos, em análise superficial, típica dos provimentos cautelares, verifica-se que as publicações impugnadas transmitem, de fato, informações descontextualizadas e prejudiciais à honra e à imagem da candidata ao cargo de Prefeita Municipal de Palmas/TO, JANAD MARQUES DE FREITAS VALCARI”, frisa o juiz Gil de Araújo Corrêa.
“É fundamental ter o devido respeito pelo trabalho da imprensa séria e comprometida para levar informações de credibilidade à população, porém o que se está a combater são pessoas que se escondem atrás de falso jornalismo e aparecem em ano eleitoral com uma onda de denuncismo. Liberdade de expressão não é liberdade de agressão e propagação de mentiras”, ressaltou o advogado Leandro Manzano.
Esta não é primeira vez que o perfil Revista Brasil tem uma decisão contrária por espalhar Fakes News. Caso descumpra a nova determinação judicial, a multa será de R$ 1 mil por postagem.
Comentários estão fechados.