A candidata do PL vai implantar o Programa Mãe Coruja, que dará prioridade às mães solo em todos os programas sociais da prefeitura, com acesso a creches, escolas, moradia, crédito e empregos públicos. O projeto também inclui assistência psicológica, orientação jurídica e cursos profissionalizantes.
No programa eleitoral, a candidata à prefeitura de Palmas, Janad Valcari (PL), fez um apelo direto às mães solo e falou sobre sua própria experiência como filha de uma mãe solo que a criou sem a presença do pai. “Não é fácil você crescer sem o espelho de um pai, mas ela nos fortaleceu. Ela não deixou faltar,” disse Janad. Ela relembrou a infância e garantiu implantar políticas públicas específicas para as mulheres que enfrentam o desafio de criar filhos sozinhas. “Só sabe a dor quem passa”, disse ela.
Janad cresceu em um lar chefiado por uma mãe solo, que lutou para criar os filhos após o abandono paterno. Ela falou com emoção sobre a força e determinação de sua mãe e sobre a falta de apoio que muitas mulheres em situações semelhantes enfrentam diariamente. Para Janad, é revoltante encontrar mulheres em situações de insegurança alimentar, sem acesso à saúde ou creches. “Me dá uma raiva porque eu sei que elas estão passando por isso sem ajuda do poder público,” afirmou.
O programa apresentou o relato de uma mãe que equilibra a criação dos filhos, o trabalho e a vida doméstica, muitas vezes sem o apoio necessário. Uma das mães entrevistadas desabafou: “Não tenho acesso a um postinho digno, escola digna. Não me sinto representada pela atual gestão.” A falta de creches de tempo integral e a dificuldade de acessar serviços essenciais foram algumas das queixas compartilhadas.
Janad anunciou o Programa Mãe Coruja, uma iniciativa destinada a priorizar as mães solo em todos os programas sociais da prefeitura. O programa garantirá que essas mulheres tenham acesso prioritário a creches e escolas de tempo integral perto de casa para facilitar o trabalho das mães. Além disso, elas terão prioridade na obtenção de moradias populares.
A candidata também se comprometeu a facilitar o acesso ao crédito pelo Banco do Povo com objetivo de incentivar o empreendedorismo e a autonomia financeira dessas mães. O programa ainda incluirá assistência psicológica e orientação jurídica, para que as mulheres possam enfrentar melhor os desafios emocionais e legais que surgem no dia a dia. “Eu quero ser a ferramenta para ajudar muitas pessoas a chegarem aonde eu cheguei e muito além,” disse Janad, ao reforçar que sua candidatura é uma oportunidade de fazer a diferença para essas famílias.
Para ampliar as oportunidades de trabalho, o programa também oferecerá vagas de emprego no serviço público e cursos profissionalizantes dando a garantia que essas mães tenham chances de qualificação e estabilidade no mercado de trabalho. “Não podemos abaixar a cabeça. Vou trabalhar para que essas mulheres tenham a chance de mudar de vida,” concluiu a candidata.
Assista ao programa aqui
Comentários estão fechados.