O mês de fevereiro segue acelerado para o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, com ações que vão desde o início das obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA), à colheita de grãos da safra 2020/2021, ao lançamento do edital do concurso para o Corpo de Bombeiros, reuniões com prefeitos de diversas regiões, pedido de apoio ao Congresso Nacional e à União para ações de combate à Covid-19, entre outras.
A principal notícia da semana foi a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras do HGA, cuja primeira etapa deve ser concluída em 15 meses. A obra está dividida em três etapas e, para a primeira fase, estão sendo destinados R$ 30 milhões do orçamento do próprio Estado.
Colheita de grãos
Com a expectativa de aumento na produção, o governador Carlesse abriu oficialmente na última segunda-feira, 8, a colheita de grãos da safra 2020/2021 no Estado. O evento foi realizado em Porto Nacional e a estimativa do Governo do Tocantins é de um aumento significativo da produção, na ordem de 6 milhões de toneladas de grãos, sendo que 3,6 milhões são de soja.
Dia de Campo
O governador Carlesse participou na terça-feira, 9, de um dia de campo na Fazenda São Geraldo, em Marianópolis, que pertence ao grupo Agrojem e tem mais de 15 mil hectares de área, abrigando um projeto de ponta que é referência na integração lavoura e pecuária (ILP). “O Tocantins precisa conhecer iniciativas de sucesso como essa, são projetos assim que trazem as oportunidades de desenvolvimento que precisamos”, destacou o Governador.
Concurso dos Bombeiros
A semana também foi marcada pelo lançamento do edital do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM/TO) na segunda-feira, 8. Com um total de 115 vagas, a aplicação de provas da primeira fase do certame está marcada para ocorrer no dia 11 de abril, sendo destinado para homens e mulheres com níveis de graduação médio e superior. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 26 de fevereiro, exclusivamente pela internet.
Passagem de comando
Na quarta-feira, 10, o governador Carlesse presidiu a passagem de comando da Polícia Militar, do coronel Jaizon Veras Barbosa, que foi para a reserva, ao coronel Júlio Manoel da Silva Neto. Durante a solenidade, o Governador agradeceu pela dedicação e pela lealdade de Jaizon Veras em sua Gestão à frente da corporação, desejando sucesso ao novo comandante.
Policiamento Ostensivo
Também na quinta-feira, 11, ainda em Araguaína, o governador Carlesse, prestigiou a formatura do 1º Curso de Policiamento Ostensivo Rural do Tocantins, realizada no 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM), oportunidade em que entregou equipamentos de uso não letal para a unidade, sendo 200 munições AM403P (elastômero); um lançador AM640; e oito granadas de gás lacrimogêneo.
Oferta de voos
Durante o cumprimento de agenda em Araguaína, na quinta-feira, 11, o governador Carlesse prestigiou o evento de lançamento da ampliação da oferta de voos da companhia Voepass, antiga Passaredo. A partir do dia 23 deste mês, o número de voos que são ofertados pela empresa passa de três para cinco opções semanais, com destino a Brasília (DF).
Reunião com prefeitos
A agenda municipalista também pautou a semana do Chefe do Executivo que recebeu doze prefeitos em seu gabinete no Palácio Araguaia. O Governador ouviu as demandas de cada um dos gestores e assegurou o apoio do Governo em ações diretas nos municípios voltadas às áreas de saúde, educação, infraestrutura, entre outras.
Videoconferência com líderes do Congresso
Em reunião virtual nesta sexta-feira, 12, com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o Governador solicitou união e apoio ao Ministério da Saúde para ampliar as campanhas de incentivo à vacinação. “Precisamos de união e fazemos aqui um apelo para que o Ministério da Saúde reforce ainda mais esse recado para a nação brasileira”, destacou.
Carta da Amazônia
Já preocupado com o aumento de casos de Covid-19, o governador Carlesse, juntamente com os demais governadores que compõem o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, assinou e divulgou no último domingo, 7, a Carta da Amazônia à Nação Brasileira, a qual pede a retomada imediata da habilitação de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e a continuidade do auxílio emergencial para minimizar os impactos na economia.
Associativismo
Na terça-feira, 9, o Governador prestigiou o 1° Encontro com o Associativismo Comercial e Industrial do Tocantins, realizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), em parceria da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet).
Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação com a Faciet para a implementação do programa Integrar para Desenvolver, que tem o objetivo de estruturar as operações das associações comerciais e empresariais, com foco em fortalecer a rede empresarial, disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.