Depois de nove meses em busca de tratamento para o filho, finalmente Flávia Rodrigues conseguiu. Benjamin Pedro Rodrigues foi uma das dez crianças beneficiadas com as primeiras cirurgias urológicas pediátricas realizadas pelo HMA (Hospital Municipal de Araguaína), no período de 12 a 14 de junho.
O procedimento atendeu crianças de 11 meses a 9 anos de idade com as seguintes patologias urológicas congênitas: hidronefrose por estenose da junção pieloureteral, hipospádia, pênis embutido e encurvamento peniano, dentre outros.
Isso foi possível graças à equipe cirúrgica especializada, ao empenho e fortalecimento da equipe multiprofissional do HMA, ao suporte de exames pré e pós-operatórios e à modernização e melhoria estrutural da unidade.
O prefeito Wagner Rodrigues explica que a hoje Araguaína está com infraestrutura e investimento que possibilitam a ampliação dos serviços. “O meu papel será ampliar ainda mais a rede de saúde pública, fazendo com que a nossa cidade seja uma referência nacional”.
O HMA é custeado pela Prefeitura de Araguaína e gerenciado pelo ISAC (Instituto Saúde e Cidadania). “A excelência nos serviços vai desde a estrutura até profissionais capacitados e especializados”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.
Assistência humanizada
Benjamin Pedro, de 11 meses, foi diagnosticado com hidronefrose ainda durante a gravidez, em uma ultrassonografia. O exame foi feito quando a mãe dele, Flávia Rodrigues, estava com 33 semanas de gestação.
Ela tinha a esperança de que o problema poderia regredir nos primeiros meses de vida, mas foi o contrário. O rim esquerdo foi aumentando de tamanho gradativamente e, por fim, havia o risco de precisar retirá-lo. Era um caso de estenose da junção pieloureteral e só uma cirurgia poderia resolver o problema.
“A cirurgia foi muito boa. No outro dia ele já estava uma ‘pimentinha’. Agora está em casa e reagindo muito bem. A gente fica muito vulnerável nessa situação, como mãe, e ter sido tratada com carinho por todos do hospital fez a diferença. As médicas são maravilhosas e eu sou muito grata ao hospital. Estou muito feliz porque conseguimos essa vitória”, conta Flávia.
Trabalho conjunto
As médicas da unidade, Joyce Lisboa e Nyrla Yano, realizaram as cirurgias junto com o cirurgião pediátrico e urológico Rafael Miranda, de Florianópolis (SC).
“Os procedimentos só foram possíveis porque tivemos dois cirurgiões especializados em Urologia Pediátrica, o doutor Rafael e a doutora Nyrla. Também porque o ISAC adquiriu os instrumentos cirúrgicos específicos e os materiais necessários para as cirurgias, como fios cirúrgicos, curativos diferenciados e cateteres especiais”, afirma a cirurgiã pediátrica do HMA, Joyce Lisboa.