O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

“Hoje eu sei que se cada um fizer a sua parte, a gente pode ter um planeta muito bonito”, diz a aluna da Reciclarte, Marina Borges

0

Os alunos da Reciclarte (Escola de Artes de Araguaína) apresentaram mais um espetáculo de artes que traz o resultado do trabalho realizado durante as aulas em Araguaína. O espetáculo é uma junção de composições musicais feitas na própria escola e que dão ritmo a história contada e interpretada pelos alunos, usando materiais reaproveitados para a produção de figurinos, cenário e instrumentos.

“A história faz uma alusão a criação do mundo em sete dias e a responsabilidade dada por Deus aos seres humanos, de cuidar de tudo que foi criado. A proposta é mostrar que se todos nós assumirmos nossa responsabilidade o planeta será um lugar melhor para se viver”, explica a diretora da escola, Valéria Elias.

O evento realizado na última sexta-feira, 17, já é uma tradição da escola e foi realizada no prédio da instituição, localizado no Setor Maracanã. O espetáculo trouxe uma junção de música, dança e poesia, contando com a apresentação da orquestra de alunos da escola de artes e das alunas de dança, com performances de balé, ginástica rítmica e jazz durante o espetáculo.

“Quando cheguei aqui há quatro anos eu não sabia que dava para fazer arte com coisas que as pessoas jogam fora. Hoje eu sei que se cada um fizer a sua parte, a gente pode ter um planeta muito bonito igual a apresentação de hoje“, conta a aluna de ballet, Marina Borges, de 12 anos.

Transformando o mundo
O material utilizado na  apresentação, incluindo a criação dos figurinos, cenário e instrumentos, foi confeccionado pelos próprios alunos nas oficinas de arte durante todo ano e utilizados como parte do trabalho de conscientização de preservação ambiental.

“O trabalho da Reciclarte é baseado na sustentabilidade e isso se reflete em todas as nossas produções, indo desde os figurinos, cenários e instrumentos musicais, tudo pode ser reaproveitado e essa transformação do ambiente dentro de comunidades carentes é fundamental para o desenvolvimento das crianças”, destaca a diretora Valéria Elias.

A Reciclarte é a única escola pública de artes da região Norte. Mais de 1.500 alunos já passam pelo local, que disponibiliza cursos de instrumentos musicais, canto, dança e artesanatos em geral.

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.