O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Híbridos de milho cultivados em área experimental pela COAPA e parceiros têm alto potencial produtivo

Cultivada para avaliar aspectos como potencial produtivo, a adaptação aos solos da região e a resistência a pragas e doenças de 22 híbridos de milho safrinha, uma área de 14 hectares na Fazenda Campeira, em Bom Jesus do Tocantins, foi colhida no último dia 16 de junho e os resultados foram positivos.

Conforme o relatório da Unidade Técnica da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), responsável pela iniciativa, todas as variedades alcançaram produtividade acima da média regional, variando entre 115 e 155 sacas por hectare.

Alguns materiais são lançamentos das sementeiras e outros já estão disponíveis no mercado para comercialização.

Foram parceiros na implantação do campo experimental as empresas Agroeste, DONMARIO Sementes, Forseed Sementes, KWS Sementes, LG Sementes e Nortox, além da Fertipar, da área de fertilizantes.

O gerente técnico da COAPA, Allan Jardim, explicou que os resultados ajudam a identificar e posicionar os híbridos com maior potencial produtivo para a próxima safra, dando mais opções de escolha ao produtor rural para que obtenha melhores resultados em sua propriedade.

“Junto com as empresas parceiras e o apoio do associado Moacir Catabriga, que pelo segundo ano cedeu a área para o experimento, foi possível avaliar fatores como o potencial de produção, sanidade, entre outros aspectos agronômicos dos híbridos. Isso beneficia o agricultor que tem informações confiáveis na hora de decidir quais híbridos plantar”, detalhou Allan Jardim.

II Jornada Tecnológica do Milho

Realizada pela COAPA e parceiros no último dia 26 de maio, na área experimental da Fazenda Campeira, a II Jornada do Milho apresentou detalhes sobre o plantio, além das tecnologias e produtos indispensáveis para se obter bons resultados na produção do grão.

O evento técnico teve participação de 120 pessoas, incluindo cooperados e familiares, funcionários de propriedades rurais, técnicos da área agrícola, parceiros comerciais, estudantes e outros interessados no tema.

Comentários estão fechados.