Na tarde desta quarta-feira, 09, Gurupi deu um importante passo na promoção da inclusão social por meio do esporte com o lançamento oficial do projeto Viva Vôlei, realizado no Ginásio Idanizete de Paula. A iniciativa chega ao município por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Gurupi, Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Instituto Viva Vôlei (IVV), Banco do Brasil, Universidade UnirG e Instituto Araguaia.
Com a chancela exclusiva da CBV e selo da UNICEF, o projeto atenderá gratuitamente cerca de 200 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos, nos períodos matutino e vespertino. O foco principal é promover cidadania, bem-estar e educação por meio do esporte, utilizando o voleibol como ferramenta de transformação social.
Durante o evento, a prefeita Josi Nunes celebrou a chegada do Viva Vôlei à cidade. “Uma parceria para proporcionar mais vida, saúde e bem-estar para as nossas crianças e adolescentes. Gurupi se orgulha de receber esse projeto que já impacta positivamente mais de 4 mil crianças em todo o país e que, com certeza, também fará a diferença aqui”, afirmou.
O vice-prefeito Adailton Fonseca destacou que o Viva Vôlei tem um formato especial, com foco na iniciação e inclusão esportiva, e não na competição. “É sobre despertar nas crianças o sentimento de pertencimento ao esporte. Começa com recreação e vai crescendo. É um projeto muito bonito e estamos honrados em recebê-lo”, disse.
Já o secretário municipal de Juventude e Esportes, Iron Júnior, enfatizou que o sucesso do projeto só é possível graças à união de forças. “Essa iniciativa envolve a gestão municipal, universidades, institutos e o Governo Federal. Em Gurupi, vamos além das quadras: teremos pesquisa, estudos e apoio pedagógico, formando cidadãos conscientes e saudáveis”, ressaltou.
Representando o Instituto Araguaia, que ficará responsável pela gestão local do Viva Vôlei, o presidente Jenilson Cerqueira reforçou que o projeto é 100% gratuito e terá acompanhamento completo. “Vamos cuidar de todo o processo de inscrição, acompanhamento pedagógico e promover atividades de integração além das quadras. É uma oportunidade para essas crianças crescerem com mais disciplina, foco e qualidade de vida”, expôs.
Para mães como Rayssa Rodrigues, que já garantiu a inscrição da filha Fabyanne, de 7 anos, o projeto representa um sonho realizado. “Sempre quis que minha filha praticasse um esporte, mas nunca tive a oportunidade. O esporte ajuda não só no físico, mas no emocional. Vai contribuir muito na formação dela”, comentou.
Projeto de alcance nacional chega a Gurupi com apoio da CBV e Banco do Brasil
O vice-presidente da CBV e presidente do IVV, Gustavo Laranjeiras, agradeceu à Prefeitura de Gurupi pela parceria e destacou a missão social do projeto. “Hoje atendemos aproximadamente 4.500 crianças no Brasil e a chegada a Gurupi reforça esse compromisso com o futuro. Agradecemos à prefeita Josi, ao vice-prefeito Adailton, ao Banco do Brasil e a todos os envolvidos nessa ação transformadora.”
Já o diretor de marketing da CBV e presidente da Confederação Tocantinense de Vôlei, Ricardo Abalem, frisou o papel do Viva Vôlei em inspirar novos talentos. “É encantador ver crianças pequenas se apaixonarem pelo esporte. Muitos atletas de alto rendimento começaram em projetos como este, inclusive aqui no Tocantins. Quem sabe Gurupi também revelará novos talentos?”, comentou.
O lançamento contou ainda com a presença do secretário estadual de Esportes e Juventude, Atos Gomes, fortalecendo o apoio institucional à iniciativa.
Funcionamento e inscrições
O Viva Vôlei funcionará no Ginásio Idanizete de Paula, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, com turmas divididas por faixa etária e frequência de dois dias semanais. O atendimento será no contraturno escolar, e os participantes receberão uniformes e materiais esportivos.
As inscrições seguem abertas até sexta-feira, dia 18, podendo continuar conforme a disponibilidade de vagas nas turmas. É necessário que as crianças estejam devidamente matriculadas e frequentes na escola.
Segundo a prefeita, o objetivo é formar não apenas atletas, mas cidadãos. “A escola e o esporte caminham juntos nesse projeto. É uma construção coletiva de futuro”, finalizou.
O post Gurupi recebe o projeto Viva Vôlei e passa a integrar rede nacional de inclusão social por meio do esporte apareceu primeiro em Prefeitura de Gurupi.