Na tarde desta sexta-feira, 07, a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes recebeu em seu gabinete o Prefeito de Cariri, Júnior Marajó, para assinarem um Acordo de Cooperação entre os municípios. A parceria visa permitir que os produtores da agricultura familiar possam comercializar seus produtos em ambas as cidades.
O acordo tem como objetivo a permissão mútua para que os produtores da Agricultura Familiar de Cariri e de Gurupi, desde que cadastrados nos Serviços de Inspeção Municipal locais, possam comercializar os seus produtos nas feiras e outros ambientes comerciais de ambos os municípios.
Cabe aos dois municípios orientar, estimular e conscientizar os produtores quanto à obrigatoriedade total do cumprimento das normas sanitárias para comercialização dos produtos, bem como das medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19.
Para a prefeita Josi Nunes, a ideia, após a assinatura desse acordo entre Gurupi e Cariri, é criar um consórcio envolvendo outros municípios da região para a livre comercialização dos produtos da agricultura familiar no Sul do Tocantins. “Nosso objetivo é estender essa parceria por toda a região, mas já demos o primeiro passo com nossa cidade vizinha, Cariri. O objetivo é fomentar a comercialização dos produtos entre os dois municípios. É mais um campo de trabalho, gerando mais oportunidade e renda para os produtores das duas cidades”, disse.
Segundo o prefeito Júnior Marajó, essa parceria tem um significado importante. “Para nós é um momento histórico assinar esse termo com Gurupi, pois irá beneficiar os pequenos produtores da nossa região. Me sinto honrado de estar valorizando os agricultores, dando oportunidade para eles comercializarem seus produtos nas feiras e demais ambientes de Gurupi”, comentou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias, também destacou a importância da parceria. “Por enquanto esse acordo estabelece esse livre comércio entre Gurupi e Cariri, mas futuramente esperamos fazer com todos os municípios que integrarem o consórcio. Isso beneficia não apenas os produtores, mas os consumidores, que ganham mais opções de produtos para comprar, fomentando o mercado e abrindo novas oportunidades de negócio”, afirmou.