O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Governo do Tocantins recebe representantes de mineradoras de ouro para tratar sobre TFRM

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Governo do Tocantins, através da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) recebeu nesta sexta-feira, 03, representantes das mineradoras de ouro instaladas no Estado, para tratar da Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) e as alíquotas para cada produto minerário.  O tributo foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 2022 e será implementado em 2023 pela equipe técnica da Ameto, em parceria com a Sefaz.

Esteve presente o representante da Cerrado Gold, Kurt Menchen, empresa canadense instalada em Monte do Carmo; os representantes da Aura Minerals, Andreia Nunes e Plínio Cardoso, da empresa canadense instalada em Almas; os representantes da EngeGold, Marcio Bonatti e Carlos Antoniassi, instalada em Chapada de Natividade; e os representantes da AuroStar, Augusto Rayol e Samuel Tufts Landis, mineradora instalada em Pindorama.

No encontro, o Secretário Executivo de Gestão Tributária da Sefaz, Marco Antônio da Silva Menezes, destacou a importância e o compromisso dos estudos que estão sendo feitos no sentido de implementar alíquotas que atenda tanto o governo quanto o empresário. A Ameto e a Sefaz estabeleceram uma comissão para estudar, em conjunto, a melhor forma para implementação da taxa.

Representantes de empreendimentos de variados produtos minerários instalados no Tocantins se reuniram e ainda se encontrarão com as duas entidades para discutir o tributo e como ela irá ser aplicada pelo Governo do Estado.

O Presidente da Ameto, Mauro Mota, deixou registrada a abertura para o diálogo e destacou que a intenção do Governo do Tocantins não é onerar o empresário, mas criar possibilidades para fomentar a mineração do Estado do Tocantins e que essas taxas vão compor um fundo para promover o setor para que este cresça com responsabilidade e sustentabilidade.  “Com esse aporte previsto, é possível aumentar o banco de dados em pesquisas e mapeamentos geológicos que gerem maior previsão econômica aos investidores, aumentando a segurança jurídica do Estado, definindo rotas que conduzam a um contexto de maior desenvolvimento. Gera-se assim um ciclo ascendente de possibilidades mediante um contexto que retroalimente e potencialize a economia”, afirmou.

Também esteve presente o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima; a Superintendente de Desenvolvimento Econômico, Elaine Assis; a Secretária Executiva, Geanny Pinheiro; e o Diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Luiz Carlos Carneiro. Pela Sefaz, o Diretor de Informações Econômicas e Fiscais, João Herculano Júnior. Pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Diego Alves Gomes. Pela Ameto, o Diretor de Geologia e Mineração, Otton Nunes; e o Gerente de Mineração, Leonardo Bezerra da Costa.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.