O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Governo do Tocantins realiza encontro sobre pegada de carbono na pesca com secretária Nacional de Aquicultura

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Com a presença de aquicultores, pesquisadores, técnicos e gestores públicos e privados, teve início nesta segunda-feira, 4, em Palmas, o I Encontro Nacional sobre Pegada de Carbono na Aquicultura. A abertura do evento foi realizada no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, que representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pela secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, que representou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

O secretário Deocleciano Gomes lembrou que mais uma vez o Tocantins saiu na frente ao criar a pasta da Pesca e Aquicultura, o que demonstra a visão macro do governador Wanderlei Barbosa. “Isso mostra a visão que o nosso governador tem e o compromisso com o Estado ao apostar nas suas potencialidades. Temos um grande potencial hídrico e uma logística privilegiada, que aliados à determinação política da gestão fazem com que esse segmento seja aguçado, colocando o Estado em destaque nacional. Se somos o primeiro Estado a comercializar créditos de carbono florestal, queremos também avançar na comercialização do carbono azul”, pontuou.

O objetivo do encontro é melhorar a compreensão sobre a emissão/sequestro de carbono equivalentes da aquicultura, estimular e apoiar a pesquisa aplicada para o desenvolvimento ou aprimoramento de tecnologias com foco na sustentabilidade e mudanças do clima, orientar um trabalho em rede específico junto às instituições para se conhecer as emissões e sequestro de carbono e fazer um diagnóstico com o objetivo de identificar as demandas do setor aquícola.

Tereza Nelma, secretária Nacional de Aquicultura, destacou o protagonismo do Tocantins no que se trata da comercialização de créditos de carbono e no setor de Aquicultura, com a criação da pasta. “O Tocantins é o primeiro estado no mundo a adquirir os créditos de carbono e agora queremos também que o Estado saia na frente também na discussão do carbono azul, que é o carbono das águas. Nós precisamos ter essa discussão e precisamos ter o Tocantins como protagonista”, destacou a secretária nacional da Aquicultura citando o governador Wanderlei Barbosa como um gestor de visão que reconhece o potencial hídrico da região e elogiando a decisão política e os investimentos no setor.

A titular da pasta da Pesca e Aquicultura no Tocantins (Sepea), Miyuki Hyashida, destacou que este encontro constitui um momento especial para o setor. “A gente conhece o potencial do Estado, sabemos a quantidade de água disponível e de qualidade que fazem a diferença para uma excelente produção, então hoje é um dia especial para a aquicultura, para as indústrias de peixe existentes no Tocantins, para pescadores artesanais, indígenas e comunidades tradicionais”, frisou a secretária explicando que a cadeia produtiva da piscicultura já está em pleno desenvolvimento graças ao empenho político da atual gestão, que proporciona segurança jurídica para que a piscicultura seja desenvolvida de forma sustentável, inclusiva, ambientalmente correta, gerando oportunidades de investimento e geração de renda.

A abertura contou com a apresentação de um vídeo institucional destacando o potencial da aquicultura do Tocantins os participantes puderam acompanhar a palestra Navegando pelo Futuro: A Interação entre Mudanças Climáticas, Aquicultura e Bioeconomia, ministrada por Felipe Matias, cientista-chefe da Pesca e Aquicultura da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O evento, que se estende até quarta-feira, 6, no Auditória da Embrapa Pesca e Aquicultura, conta com palestras e exposições com pesquisadores renomados de todo o Brasil.

Onivaldo Rocha, gerente de planejamento e captação de recursos da Sepea, pontuou que o evento traz aos técnicos uma capacitação pioneira no Brasil sobre a aquicultura na pegada do carbono. “O Tocantins se destacou no cenário nacional por ser o primeiro estado a comercializar crédito de carbono, teremos 3 dias de eventos, com palestras que definitivamente vão contribuir bastante para o técnico em termos de aprendizado. Essa capacitação é pioneira no Brasil, mais uma vez o Tocantins saindo a frente nesse ramo, só temos a agradecer ao Governo do Tocantins e Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura, e demais órgãos envolvidos nesse projeto” finalizou Nivaldo.

Programação

O evento se estende até quarta-feira, 6, no Auditória da Embrapa Pesca e Aquicultura, das 9 às 18 horas. Estudiosos e técnicos especializados de várias regiões do Brasil farão apresentações de pesquisas científicas e discutirão sobre como os produtores aquícolas podem desenvolver sistemas de baixo carbono e como transferir tecnologias que gerem maior eficiência e sustentabilidade no campo.

Obtenha atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Comentários estão fechados.