Governo do Tocantins promove oficina para construção do Plano Tocantins 2045 com foco no agronegócio

Receba notícias do Tocantins no seu WhatsApp com o Eco News TO, o maior portal de notícias do estado, com isenção e imparcialidade.
Fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias do Eco News TO no WhatsApp.

O Governo do Tocantins realizou nesta quinta-feira, 18, mais uma oficina de construção do Plano Tocantins 2045, voltada ao agronegócio. Reunidos na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), os representantes de instituições públicas, academia e setores produtivos colaboraram no debate sobre diretrizes estratégicas para o futuro da economia estadual.

O encontro foi aberto pelo secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima; e conduzido pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum. Durante a oficina, os participantes apresentaram propostas e sugestões sobre os fatores que impulsionam e os que ainda travam o setor, debatendo os caminhos de melhoria para os próximos 20 anos.

“Quando reunimos governo, academia e setor produtivo em torno de um mesmo objetivo, criamos condições reais para transformar a economia. O Tocantins tem vocações naturais que precisam ser potencializadas e o Plano 2045 nos dará o rumo para fazer isso com equilíbrio e visão de futuro”, destacou Carlos Humberto Lima.

“Esse processo participativo vai colocar o Tocantins em um patamar estratégico de planejamento. O agronegócio é a base do nosso PIB [Produto Interno Bruto] e precisamos garantir que continue crescendo com sustentabilidade e inovação, ouvindo todos os atores que fazem parte dessa cadeia”, pontuou o secretário César Halum.

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Waldecy Rodrigues, avaliou que a oficina contribuiu para amadurecer as propostas. “Tivemos a oportunidade de debater temas pertinentes ao desenvolvimento do agro, sempre com a perspectiva de como essas práticas podem criar um setor mais sustentável. O diálogo com produtores, sindicatos, empresários e gestores públicos é fundamental para que esse plano tenha legitimidade e resultados concretos”, afirmou.

Participaram da oficina representantes da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Universidade Federal do Tocantins (UFT); da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio); da Federação da Indústria (Fieto); do Sindicato das Indústrias de Carnes (Sindicarnes); da Energisa e da Embrapa.

Plano Tocantins 2045

O Tocantins 2045 é uma iniciativa estratégica do Governo do Tocantins, coordenada pela Sics e desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a UFT, tendo apoio técnico da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). O projeto tem como objetivo traçar diretrizes e metas para promover o desenvolvimento econômico sustentável do estado nas próximas duas décadas, com base em estudos, diagnósticos e projeções de crescimento.

A proposta contempla ações voltadas à diversificação e à sofisticação da economia, ao estímulo de vocações regionais, à redução das desigualdades, ao fortalecimento das capacidades da população, ao incentivo de inovação e tecnologia, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito às gerações futuras.

📲 Clique aqui para entrar no meu grupo do WhatsApp