O portal de notícias que mais cresce em Tocantins

Governo do Tocantins inicia 5º ciclo de vigilância clínica da Peste Suína Clássica em 39 municípios do estado

Participe do grupo do Eco News TO no WhatsApp, o maior portal de notícias do Tocantins, isenção e imparcialidade, e receba as notícias no celular.

 

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), anunciou, nesta sexta-feira, 12, o início do 5º ciclo do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos, com foco na vigilância clínica da Peste Suína Clássica (PSC) no rebanho de suínos. A ação contemplará a criação comercial local e tecnificada, em 53 propriedades rurais de 39 municípios de todas as regiões do estado. O Tocantins é reconhecido internacionalmente como livre da enfermidade.

O gerente de Sanidade Animal da Adapec, Sérgio Liocádio, ressaltou que o monitoramento ocorrerá em duas fases. “Encerramos em junho o 4º ciclo do plano integrado, com todos os resultados das amostras negativas, comprovando que o Tocantins se mantém livre da PSC. Agora, em setembro, iniciamos o 5º ciclo com a vigilância clínica e, em janeiro, concluímos com a coleta sorológica nos animais”, explicou.

Nesta etapa, os técnicos da Adapec visitarão as propriedades selecionadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e realizarão inspeções em todo o rebanho de suínos. “Esta vigilância executada pela Agência é fundamental para a manutenção do status de livre da PSC. Por isso, conclamamos os produtores rurais dessas propriedades a colaborarem com o nosso trabalho, para que possamos fortalecer cada vez mais a defesa agropecuária e alavancar a economia do Tocantins”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

O Tocantins possui atualmente um rebanho de 182.471 suínos, distribuídos em 18.797 propriedades rurais.

Comentários estão fechados.