Governo do Tocantins celebra 20 anos do Hospital Geral de Palmas como referência em saúde pública no estado
O Hospital Geral de Palmas (HGP), Dr. Francisco Ayres, celebrou, nesse domingo, 10, duas décadas de funcionamento, consolidando-se como a principal referência em saúde pública de alta complexidade no Tocantins. A unidade atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com um modelo de assistência pautado em tecnologia, humanização e resolutividade.
Classificado como hospital de porte III, o HGP é referência direta para aproximadamente 900 mil pessoas da Região de Saúde Capim-Dourado, e conta atualmente com 3.626 servidores, além de colaboradores de empresas terceirizadas que atuam em diferentes áreas da instituição.
Com uma média mensal de cerca de três mil atendimentos no pronto-socorro, o HGP oferece mais de 40 especialidades médicas adultas e mais de 15 pediátricas, contemplando áreas clínicas e cirúrgicas.
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins investiu na ampliação da estrutura, com a entrega de 157 novos leitos, incluindo 12 leitos de psiquiatria, 50 leitos de UTI adulto, 45 leitos no pronto-socorro adulto, 30 leitos para quimioterapia (Unacon), nove leitos pós-cirúrgicos e 11 leitos na Unidade de Cuidados Agudos do AVC. Também foram realizadas melhorias significativas nos setores de hemodinâmica, nos prontos-socorros adulto e pediátrico e na cozinha hospitalar.
Estrutura e serviços
A atual estrutura do HGP conta com 22 leitos de psiquiatria, 522 leitos de enfermaria, 50 leitos de UTI adulto e 20 de UTI pediátrica, além de 30 leitos dedicados à quimioterapia, nove leitos pós-cirúrgicos e 11 leitos na Unidade de Cuidados Agudos do AVC. O hospital também abriga a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Serviço de Atenção às Crianças em Situação de Violência (SAVI), além de serviços de transplante de córneas, atenção domiciliar, reconstrução mamária pós-mastectomia, cirurgia bariátrica e terapia renal.
Anualmente, a unidade hospitalar registra mais de 18 mil internações, cerca de 546 mil atendimentos ambulatoriais, 9 mil cirurgias de urgência e mais de 5 mil cirurgias eletivas, entre procedimentos de rotina, PHAG e ambulatoriais. O SAVI realiza, em média, 2 mil atendimentos por ano. Os números de exames também impressionam: são mais de 1,3 milhão de exames laboratoriais, cerca de 48 mil exames de raio-x, aproximadamente 27 mil tomografias e mais de 4 mil sessões de hemodiálise.
Investimento em tecnologia
Com o compromisso de oferecer diagnósticos cada vez mais rápidos e precisos, o HGP recebeu, em junho deste ano, dois novos aparelhos de tomografia computadorizada e um equipamento de raio-x portátil. O investimento foi de quase R$ 6 milhões. A aquisição dos novos equipamentos contribuiu para reduzir o tempo de espera dos exames e levar mais agilidade ao processo de atendimento, especialmente em casos de urgência.
O diretor-geral do HGP, Iatagan Barbosa, explica que os avanços fazem parte do plano de modernização do hospital. “A determinação do governador Wanderlei Barbosa é ampliar os serviços, investir em tecnologias e promover um atendimento humanizado à população acolhida em nossa unidade hospitalar. Aproveitamos a data para agradecer todos os colegas que fazem do HGP a potência que ele é”, afirmou o diretor.
Iatagan Barbosa também ressaltou que o hospital alcançou um novo patamar dentro da rede estadual de saúde. “Nossa unidade se tornou a maior referência em saúde do Tocantins. Dispomos atualmente de mais de 40 especialidades, com o objetivo de garantir a assistência integral à população tocantinense. Nosso intuito é continuar trabalhando para qualificar ainda mais o serviço ofertado aos usuários do SUS”, concluiu.
Cuidado humanizado
Referência em procedimentos de alta complexidade, o HGP também se destaca pela qualidade do atendimento humanizado. A psicóloga Daniele Gomes Teixeira, que atua no pronto-socorro adulto da unidade, compartilha sua trajetória com orgulho. “Desde a época da faculdade, eu dizia que queria trabalhar aqui. Me formei em 2007 e hoje já estou há quase 10 anos no HGP. Aqui, a equipe é muito competente, qualificada, e tem brilho nos olhos. É muito bom quando a gente trabalha com pessoas engajadas em ver a recuperação do paciente. Cada pessoa que passa por aqui traz sua dor, sua história, suas expectativas. Nós acompanhamos desde o diagnóstico, o processo de hospitalização, os procedimentos, até a alta médica. Aquece o coração saber que, em cada plantão, eu consigo somar na vida do outro. Isso é um propósito de vida”, relatou.
Para a técnica de enfermagem Amanda Teixeira, o sentimento ao final de cada turno é de realização. “Me sinto feliz, com a sensação de dever cumprido. Saber que contribuí para o cuidado do paciente durante toda a internação, até o momento da alta, é muito gratificante”, destacou.
Histórias de superação
Ao longo dos seus 20 anos de funcionamento, o HGP coleciona histórias de superação que demonstram o impacto do serviço prestado pela unidade. Uma dessas histórias é a da técnica de enfermagem Elenita Rocha, que atua na unidade intermediária do hospital e, em maio deste ano, precisou dos cuidados da própria instituição. “Eu amo trabalhar aqui. Em maio, sofri um acidente de trânsito a caminho do hospital. O atendimento foi imediato, fui levada direto para o centro cirúrgico. Passei por quatro cirurgias e fiquei 41 dias internada. Meu coração é só gratidão a todos os profissionais que cuidaram de mim com tanta dedicação”, recorda.
Outro exemplo é o caso do paciente Raimundo Nonato Rodrigues de Souza, de 71 anos, que deu entrada no hospital em 25 de dezembro de 2024 com problemas cardíacos graves. Após uma série de exames, foi identificado que ele precisava de um novo procedimento na válvula implantada em seu coração em 2019. No dia 10 de janeiro de 2025, foi realizado com sucesso, o procedimento chamado TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation), uma técnica minimamente invasiva para tratamento da válvula aórtica. A ação foi conduzida pela equipe da Hemodinâmica do HGP, com equipamentos modernos e profissionais certificados.
Como forma de agradecimento, o filho do paciente, Júnior Gonçalves de Souza, escreveu uma carta dedicada à equipe. “Meu pai é idoso, debilitado, com problemas cardíacos seríssimos e que lutava pela vida. Escrevi essa carta para agradecer à equipe de cardiologia, à hemodinâmica e, em especial, ao Dr. Andrés Sánchez, pelo procedimento realizado pelo SUS. Graças a Deus, foi um sucesso, e a recuperação foi surpreendente. Ele recebeu alta no dia 13 de janeiro de 2025. Esse procedimento trouxe mais anos de vida ao meu pai”, ressaltou.
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